O município de Içara e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai vão disponibilizar 200 vagas para cursos de qualificação profissional ainda neste semestre. O primeiro ato foi a assinatura do termo de parceria e em outubro deve acontecer a inauguração da escola móvel, em terreno cedido pelo município.
Os cursos serão divididos nas áreas de construção civil, panificação e metalurgia. “Serão cursos da Escola Móvel para pedreiro de alvenaria, panificação, eletricista e confeitaria e ainda parceria com as indústrias do município Usipe e Librelato, para qualificação em operação de máquina CNC e solda”, explica a gerente executiva do SENAI Regional Sul, Graziela da Silva Branco. Para 2022 também será incluído o curso de costura industrial.
O contrato de parceria foi assinado na manhã desta sexta-feira, dia 6, pela prefeita de Içara, Dalvania Cardoso, juntamente com a gerência do SENAI, acompanhados do Secretário de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, Duca Zata, do coordenador de Educação Básica e Profissional do SESI SENAI Criciúma, Geovanes Barcelos Junior, e dos representantes do setor industrial, José Carlos Sprícigo, CEO da Librelato e próximo vice-presidente Regional Sul da FIESC, e ainda do diretor da Usipe, Caio Binotti.
A prefeita Dalvania Cardoso destacou que o município possui um potencial e que a qualificação é fundamental para promover o desenvolvimento industrial da cidade. “Nós precisamos qualificar a mão de obra de Içara. Tem emprego e trabalho, mas falta a mão de obra preparada. Içara tem um potencial imenso na geração de postos de trabalho com o crescimento industrial que a cidade apresenta. Porém, por outro lado, observamos ser muito comum as empresas buscarem profissionais em outras cidades pela carência que se tem de encontrar esses trabalhadores”, salientou. Ela destacou ainda que quer levar o projeto para os bairros da cidade, de forma itinerante. “Quando iniciamos lá atrás com essa visão da parte da qualificação profissional eu imaginava um local fixo. Hoje, depois do modelo que o Senai nos apresentou penso que as escolas têm que ser itinerantes, sejam nas empresas ou em bairros”, adiantou.
Para José Carlos Sprícigo, a parceria mostra a preocupação com a profissionalização de pessoas para que o município continue crescendo. “Há uma demanda por profissionais qualificados e a prefeita vem fazendo essa contribuição, investindo na profissionalização de pessoas. E nós, como facilitadores, disponibilizamos ao SENAI que faça a capacitação dentro da empresa”, salientou Sprícigo.
O diretor da Usipe salientou que a região vive um momento de falta de mão de obra, onde as empresas têm buscado profissionais. “Essa parceria veio em boa hora, para gerar a capacitação necessária, boa para o setor industrial e para o município, gerando novos empregos e renda”, salientou Binotti.
No projeto, tanto a Usipe, quanto a Librelato, cederão espaço para aulas téoricas e práticas da área de metalurgia.
“Dentro da assistência social nós temos trabalho e renda. Por isso, é grandiosa essa parceria feita pela prefeita Dalvania e o vice Jandir com Fiesc/Senai para poder oportunizar para usuários de equipamentos sociais como CRAS/Esplanada e CRAS /Jaqueline a preparação para o mercado de trabalho”, explica o secretário de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda de Içara, Eduardo Zata.
O modelo da escola a ser implantado em Içara é o mesmo que foi instalado pioneiramente em Morro da Fumaça, no dia 12 de julho, com 120 alunos distribuídos pelos cursos profissionalizantes de Costureiro Industrial, Soldador e Tecnologias Aplicadas na Indústria de Plásticos.