O Hospital São Donato cuida do paciente de 52 anos, de Braço do Norte, com o Covid-19. O homem respira normalmente, sem aparelho de ventilação mecânica e aguarda a eliminação do vírus no organismo para receber alta. Na noite de segunda-feira, 16, um casal de Içara deu entrada no hospital, com todos os sintomas da doença e são considerados quadros suspeitos.
Eles estiveram em um cruzeiro recentemente, retiraram o material para o exame e aguardam em isolamento, mas sem a necessidade de internação na UTI. De acordo com o diretor executivo do São Donato, Júlio de Luca, o quadro está estável do casal.
"Eles apresentaram todos os sintomas e por terem feito um cruzeiro pela costa brasileira são pacientes de risco, ele com 55 anos e ela com 52. Estão isolados em um quarto no hospital aguardando o resultado dos exames", disse o diretor. Se não houver agravação no quadro clínico, eles poderão ser liberados para o isolamento em casa.
Em Criciúma, a atualização do número de suspeitos evoluiu para 27, no fim da noite de segunda-feira. Ainda na segunda, outros sete casos foram descartados.
Suspeita do coronavírus, o que fazer?
A vigilância epidemiológica explica o que aquele grupo de risco (que viajou para o exterior nos últimos 14 dias ou para cidades brasileiras mais afetadas no último fim de semana) deve fazer em caso de suspeita de coronavírus em Criciúma. Veja:
Se apresentar sintoma leve: permaneça em casa e evite contatos.
Se acentuar problema respiratório ou febre: procurar a Ubs mais próxima. A secretaria de Saúde manda o equipamento pra fazer a coleta para o exame lá mesmo.
Depois da coleta, evitar transitar pela cidade. Recomendação é ir pra casa e ficar em isolamento até o resultado, caso não necessite de acompanhamento hospitalar.
A prefeitura manda diariamente de carro as coletas para o Lacen em Floripa. O exame demora alguns dias para ter o resultado.
Se for caso mais grave, é encaminhada a internação
Leitos para internação
De acordo com Júlio de Luca, 10% dos leitos da Amrec estão disponíveis para pacientes com o coronavírus: um leito no são Donato e três no São José.