A Vigilância Epidemiológica de Criciúma recebeu, na manhã desta sexta-feira, 27, o resultado do exame para apontar o diagnóstico da morte de um idoso de 70 anos que faleceu na madrugada da última quarta-feira, 25, no Hospital São José (HSJ). Havia a suspeita de contaminação por coronavírus, já que a vítima chegou ao HSJ com sintomas da doença. Porém, o exame apontou negativo para Covid-19. Diz a nota da Vigilância publicada nesta manhã:
A Secretaria de Saúde de Criciúma informa que deu NEGATIVO o exame para Covid-19, de idoso que morreu na madrugada da última quarta-feira (25), em Criciúma. Ele deu entrada no Hospital São José com alguns sintomas da doença e o caso era considerado suspeito. A Vigilância Epidemiológica deve repassar novo boletim com números atualizados até o final desta manhã.
Quando da apresentação do caso, na quarta-feira, um boletim apontava para a suspeita, agora descartada:
Nesta madrugada foi hospitalizado um homem, de 70 anos, apresentando saturação de O2 <95%, tosse e dispneia (falta de ar). Paciente com histórico de comorbidades, foi coletada amostra para análise de COVID-19 e veio a óbito. A Vigilância Epidemiológica receberá, ainda hoje, a declaração de óbito com maiores informações e aguarda resultado da análise laboratorial para definir a causa morte, confirmando ou descartando COVID-19.
Por protocolo preventivo, toda a despedida fúnebre do idoso foi realizada com as regras para casos de contaminação por coronavírus. Relembre clicando aqui.
Criciúma tem, conforme o último relatório do município, 10 casos confirmados de Covid-19, 42 suspeitos e 51 descartados. Há sete pacientes internados, seis em clínica e um em UTI, e quatro recuperados.