Com a presença da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Criciúma, a agência do INSS de Criciúma retomará as perícias médicas. O órgão ficou fechado para atendimentos presenciais por cerca de seis meses devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), retornando na última semana, porém ainda sem as perícias.
Nessa segunda-feira, 28, a OAB participou da perícia realizada na agência. A vistoria foi realizada pelo delegado da Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP), Saul Pereira Júnior, e pelo gerente executivo substituto do INSS Criciúma, Alessandro Rocha. Representando a OAB Criciúma, estava o presidente Rafael Búrigo Serafim. “O que a gente espera, ao longo do dia estávamos bem esperançosos para que pudesse reestabelecer a realização de perícias na agência de Criciúma. A OAB fez a doação de alguns produtos para equipar os consultórios de perícias e pro volta das 23h o delegado da Associação Nacional dos Peritos aqui da região, confirmou que Criciúma está apta para a realização de perícias. Agora será liberada a agenda para que a partir de amanha se restabeleça as perícias médicas na nossa região”, falou Serafim em entrevista ao Programa Adelor Lessa, da Rádio Som Maior.
Ele contou ainda que havia um check lits feito pelos INSS e um pelos peritos, com inúmeros itens. “Se detectou algumas não inconformidades. Algumas a OAB conseguiu sanar, outras duas o INSS providenciou a solução e conseguimos ter esta solução para que se encaminhasse um laudo para Brasília e no fim do dia conseguimos esta notícia positiva”, comentou.
Foram vistoriados itens como distanciamento demarcado entre médico perito e segurado, acrílico separando perito e segurado, disponibilidade de máscaras, toucas, aventais e luvas descartáveis, termômetros digitais, distanciamento com demarcação nas cadeiras dos ambientes coletivos, cartazes informativos sobre cuidados com higiene, disponibilidade de álcool gel e uma série de outros elementos considerados indispensáveis para o retorno dos peritos.