O município de Jacinto Machado, localizado no extremo sul de Santa Catarina (Amesc), não terá vice-prefeito pelos próximos quatro anos. Isso porque o vice-prefeito eleito para o próximo mandato, José Francisco de Aguiar, mais conhecido como Zezinho, veio a óbito recentemente por conta de complicações da Covid-19.
“Neste caso, diante do falecimento do vice-prefeito eleito, o município fica sem vice. Em caso de afastamento do prefeito no curso do mandato, em caso de férias, por exemplo, o comando do executivo passa a ser exercido pelo presidente da Câmara de Vereadores”, destacou o advogado Pierre Vanderlinde.
O advogado ressalta ainda outro caso semelhante ao ocorrido em Jacinto Machado, que é o de Tancredo Neves que, eleito presidente na década de 1980, acabou falecendo antes mesmo de sua posse e quem assumiu foi seu vice, José Sarney. Pelos quatro anos seguintes, o Brasil ficou sem um vice-presidente.
Vereador pelo segundo mandato, Zezinho iria assumir a gestão da prefeitura em 1º de janeiro de 2021, ao lado do prefeito eleito João Batista Mezzari, o Gaiola. "Perdemos um amigo, um companheiro e acima de tudo um sonho de fazer o melhor pela nossa cidade”, comentou o prefeito.
Ainda na manhã desta terça-feira, 22, autoridades e diversos populares prestaram homenagens à Zezinho em frente a Prefeitura Municipal de Jacinto Machado. Aos 63 anos de idade, o vice-prefeito deixa a mulher e três filhos.