Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Jacinto Machado realiza 2ª Pedal Rural

Os 40 quilômetros de cicloturismo iniciaram na rua coberta, passando pelas comunidades de Serra de Pedra, Morro da Pedra e Engenho Velho

Por Redação Jacinto Machado, SC, 20/12/2021 - 10:40 Atualizado em 20/12/2021 - 10:45
Foto: Divulgação / Ana Lúcia Pintro
Foto: Divulgação / Ana Lúcia Pintro

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Neste domingo, dia 19, aconteceu o 2º Pedal Rural, no município de Jacinto Machado, reunindo amantes deste esporte de várias idades e cidades próximas ao limite de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os 40 quilômetros de cicloturismo iniciaram na rua coberta, passando pelas comunidades de Serra de Pedra, Morro da Pedra e Engenho Velho. Parte do trajeto foi realizada na área urbana, mas o desafio estava na exploração das estradas rurais. Trechos com muita lama exigiam concentração, descidas com pedras soltas testavam o equilíbrio e nem todos venceram os morros sem empurrar suas bicicletas mesmo tendo uma altimetria de apenas 300 metros. O esforço foi compensado por longos trechos planos cercados por um visual encantador.

No meio do caminho havia pontos de entrega de banana, a fruta que move a economia local. O evento contou com carro de apoio, mecânico pra ajudar em imprevistos e ambulância. Na comunidade de Engenho Velho foram recepcionados com a entrega de uma medalha de participação e um café rural na Casa da Nonna. Foram efetuadas 117 inscrições. O secretário de turismo, Luan Antonelli, informou que o lucro do pedal será revertido na compra de cestas básicas para famílias carentes.

Uma das participantes, Joedna Cardoso, relatou que começou a pedalar há um ano usando a bicicleta do irmão. Depois comprou uma usada para experimentar e ter a certeza de que valeria a pena investir numa mais cara. Ela costuma pedalar em asfalto e pelo interior de Sombrio, onde mora, além da região de Praia Grande e Tenente. Trabalhou por mais de onze anos numa empresa de confecção e saiu bastante abalada porque descobriu que a filha tem diabete e precisava de mais cuidados. Segundo ela, o ciclismo é importante porque vai além da atividade física, ajudando a relaxar, gerando sentimento de liberdade e deixa um cansaço que faz bem sendo semelhante a ter acompanhamento psicológico. “Nos fins de semana pedalo uns 40 quilômetros, às vezes vou com meu filho de 20 anos, tenho poucas parcerias para pedalar, neste aqui eu vim sozinha. Eu peguei gosto pelas estradas de interior. Hoje foi um dos mais bonitos que fiz e conheci a cachoeira do Burim que eu sabia que existia porque ouvia falar”, comentou Joedna.
S

olange Anastácio se encantou pelo ciclismo porque este esporte também proporciona experiências novas, conhecer lugares e pessoas diferentes. Em fevereiro, ela incentivou a amiga Adriana Hélio a começar a pedalar. Juntas criaram o grupo Pedal das Meninas de Balneário Gaivota que conta com aproximadamente quinze mulheres. “Nem sempre conseguimos reunir todas para pedalar. Hoje foi um pouco cansativo, mas gostei bastante. Foi muito bem organizado’, falou Adriana.

O município de Jacinto Machado é muito conhecido por trilheiros e pessoas que buscam contanto com a natureza. Muitos turistas passam pela cidade com o objetivo de conhecer lugares como o Morro Carasal, a trilha do Costão do Pinheirinho, a Serra da Pedra, o Tigre Preto e o Cânion da Pedra.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito