Com o verão chegando, o calor aumenta e consequentemente o consumo de água. Para que os usuários não tenham problemas com a falta d’água, a Jaguaruna Saneamento fez alguns investimentos com o intuito de melhorar distribuição de água tratada.
Nos Balneários Camacho e Garopaba do Sul o consumo de água no verão aumenta em 338% nesta área, o que dá quase 74 milhões de litros de água distribuídos em média. Os colaboradores estão preparados para atender usuários e qualquer eventualidade.
No mês de janeiro de 2019 o volume distribuído de água pela Jaguaruna Saneamento foi de 74.500 m³ equivalente a 74,5 milhões de litros de água; no mês de junho de 2019 foi distribuído 17.000 m³ equivalente a 17 milhões de água, portando no verão o consumo em média é 338% maior que no inverno.
Melhorias nos sistemas de captação, painéis elétricos e bombeamento fazem partes dos investimentos realizados pela Jaguaruna Saneamento, para o verão, período onde praticamente a população triplica nos municípios do litoral. A capacidade de tratamento da Concessionária é de aproximadamente de 240 m³/h.
“Estamos preparados e garantindo um serviço de abastecimento e tratamento de água com qualidade, para aumentar a capacidade de abastecimento dos Balneários”, garante o superintendente, Eduardo Batista. Foi planejado, também, uma extensão no horário de jornada dos operadores de ETA (Estação de Tratamento de Água) com o intuito de não deixá-la em horário de pico sem observação. Foram revisados todos os sistemas de captação da Concessionária e locação de geradores de energia elétrica para a ETA Parque dos Butiás.
Se faltar água, qual o planejamento feito para sanar o problema?
A gestão da Jaguaruna Saneamento criou escalas de plantão para sanar qualquer irregularidade no sistema de tratamento e de destruição o mais rápido possível, essa escala contempla as horas, fora da jornada normal de trabalho, diariamente e no plantão.
Por isso no verão aumenta a demanda de visitas nas instalações para checar o funcionamento dos equipamentos; execução de ordens de serviço, manutenção nas redes de distribuição.
Alerta para o consumo excessivo de água
Alertamos os consumidores para o uso consciente da água, se possível realizar limpezas nos dias de semana da caixa d’água e nas casas, comunicar a concessionária qualquer anormalidade no abastecimento.