Desde sábado, 09, o prefeito de Orleans, Jorge Koch está na Itália, cumprindo agenda em algumas cidades italianas. Junto a ele, estão o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade, Marcelo Dalazem, o reitor da Universidade Barriga Verde (Unibave), Guilherme Valente de Souza, e o museólogo do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, Idamar Ghizzo.
Em entrevista ao Programa Adelor Lessa, da Rádio Som Maior, desta quinta-feira, 14, Koch falou sobre a experiência de visitar alguns municípios italianos e o que traz da viagem.
"Estamos na Itália, exatamente no centro de Treviso. Hoje, às 16h30 estaremos conversando com o prefeito de Treviso. Foi daqui que saíram os imigrantes italianos que foram para Orleans. Desde sábado estamos aqui, juntamente ao presidente da CDL, o reitor da Unibave, nosso museólogo, conhecendo e visitando. Já estivemos em Gênova e ontem em Veneza. É dessa maneira que estamos aprendendo e levando informações para Santa Catarina", comentou.
Segundo o prefeito orleanense, o aprendizado está sendo muito importante, fator que quer levar na bagagem ao voltar para Santa Catarina.
"Eu creio que vamos levar a responsabilidade de continuar e preservar do nosso museu ao ar livre, que é o único da América Latina. Quando estivemos em Gênova e Veneza, percebemos o cuidado que eles têm pela história deles. Nós temos uma coisa única também que é o nosso museu e é necessária a preservação dele para que as gerações futuras entendam qual foi o nosso passado. Eu tenho certeza que é uma lição, é uma aprendizagem", explicou Koch.
Ouça a entrevista completa do prefeito de Orleans, Jorge Koch: