Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Justiça determina adequação de vagas para deficientes no rotativo

DTT deverá executar medidas de alargamento de espaços no estacionamento e rebaixamento de calçadas para melhorar acesso

Por Denis Luciano Criciúma, SC, 31/07/2019 - 17:31 Atualizado em 31/07/2019 - 17:36
Rotativo em Criciúma / Foto: Denis Luciano / 4oito / Arquivo
Rotativo em Criciúma / Foto: Denis Luciano / 4oito / Arquivo

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Em ação ajuizada pelo Ministério Público (MP-SC), a juíza Caroline Freitas Granja, da 2ª Vara da Fazenda da Comarca de Criciúma, deferiu liminar para obrigar o município para, em 90 dias, apresentar projeto e cronograma completo de execução das obras de adequação das vagas destinadas a idosos e portadores de deficiências no estacionamento rotativo de Criciúma. Pelo descumprimento houve a definição de multa diária de R$ 300.

Na decisão da magistrada constata-se que a prefeitura não se dispôs a executar imediatamente a obra, mencionando elevados gastos públicos e indisponibilidade financeira momentânea para o investimento. Em sua decisão, a juíza afirma que "a justificativa do réu no sentido de que não há verba municipal para a execução das adaptações necessárias se mostra insubsistente, pois além de desprovida de qualquer comprovação orçamentária, não condiz com as notícias que envolvem a municipalidade e que indicam a promoção de outras obras – que, frise-se, não gozam da mesma urgência ou relevância pública – se modo que o argumento não legitima a pretensão do Município de se furtar à realização da obra de tamanha relevância social, cuja solução é reclamada desde a instituição do estacionamento rotativo".

O que será feito

O gerente do estacionamento rotativo, ligado à Diretoria de Trânsito e Transportes (DTT), Frank Bez Fontana, confirma a demanda, ponderando que não houve ainda a notificação oficial da decisão pela Procuradoria do Município ao órgão. "O MP levantou esse questionamento, se estavam dentro da lei as vagas e se atendiam à metragem. A quantidade de vagas corresponde à lei, tanto para idosos quanto para deficientes", explica.

"O que precisamos é fazer obras", observa. "Para deficientes precisamos aumentar o espaço de desembarque entre as vagas", confirma, sem mencionar a existência de prazo, cronograma ou previsão de execução dos investimentos. "Em caso de vagas oblíquas para deficientes, como as diante do Banco do Brasil na Avenida Getúlio Vargas, precisamos deixá-las mais largas em 1 metro, para possibilitar o trânsito das cadeiras de rodas entre os carros", comenta. Para os cadeirantes, ainda, será preciso fazer o rebaixamento de calçadas em pontos onde não existem para garantir a acessibilidade.

O rotativo de Criciúma conta atualmente com 700 vagas, respeitando o dispositivo legal de 5% delas para idosos e 2% para deficientes.
 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito