Espaço de lazer de referência no Centro de Criciúma, a Praça do Congresso recebe diariamente muita gente que opta pelo prestigiado endereço para caminhar, brincar, contemplar a natureza ou simplesmente descansar. Uma das atrações da praça é o lago, que há muito tempo concentra peixes e tartarugas para a diversão de crianças e adultos. Ocorre que nas últimas semanas uma situação tem incomodado os frequentadores do parque: o lago sujo e a presença de peixes e tartarugas mortas.
A reportagem do 4oito recebeu relatos de um assíduo na Praça do Congresso, que diariamente passa por ali para suas corridas e exercícios físicos. Conforme ele, o lago está muito sujo. "Já morreram quatro tartarugas e alguns peixes. Conversei com o encarregado da praça e estão há 2 meses sem receber ração, pois cortaram a verba que alimenta os animais", explicou o cidadão, que preferiu não se identificar.
De acordo com ele, comunicados para a prefeitura já foram encaminhados, relatando a situação. "Já foram comunicados várias vezes, mandando mensagens e ligando também. Há quem também enviou mensagem para o próprio prefeito", comentou.
Em setembro do ano passado o lago passou por uma profunda limpeza. Toda a água foi removida, os animais retirados temporariamente, o piso foi lavado e depois a água recolocada, preparando a condição para a volta dos peixes e tartarugas.
A Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, responsável pela manutenção da Praça do Congresso, informou que nos próximos dias vai operar uma nova rodada de limpeza no lago. Já a Fundação de Meio Ambiente de Criciúma (Famcri) encaminhou um biólogo para acompanhar a situação dos peixes e tartarugas.