Os números da Covid-19 não param de crescer no sul de Santa Catarina. A grande maioria dos hospitais da região já estão se encaminhando para a lotação total de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Paralelo a isso, festas e aglomerações continuam sendo registradas - o que preocupa as autoridades locais.
“Essa lotação toda é um fato que nos preocupa bastante porque liberou geral, e a população vai ter um preço a pagar por conta disso. Vai ter um preço para tudo isso, as pessoas parece que estão desafiando as autoridades. Vai chegar ali na frente e realmente vai complicar, como está complicando agora”, disse o diretor do hospital São Donato, de Içara, Júlio de Luca.
Atualmente, o São Donato conta com 90% de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19, assim como 10 leitos clínicos já ocupados. No hospital, segundo Julio, estão internadas pessoas não somente da região de Içara, mas também de Araranguá, Gravatal, Orleans e Morro da Fumaça.
“Daqui a pouco não teremos mais nem leitos de clínica e nem leitos de UTI na região. Realmente parece que as pessoas abandonaram a mão, e teremos um preço a pagar por isso”, disse.