As aulas na rede estadual de Santa Catarina iniciaram nesta segunda-feira, 7. Neste ano os mais de 540 mil alunos de 1.064 colégios, retornarão de forma 100% presencial mesmo com a pandemia da Covid-19, conforme prevê o decreto oficial nº 1.699. O secretário de Educação do Estado, Luiz Fernando Vampiro, esteve no Programa Adelor Lessa falando sobre o assunto.
Durante dois anos os alunos tiveram aulas no modelo híbrido como medida de combate a proliferação do vírus. Neste ano, mesmo com o retorno totalmente presencial, não é obrigatório que as crianças estejam vacinadas. “Não é exigido o cartão de vacinação, nem no momento da matrícula", destacou o Secretário de Educação do Estado.
Segundo Vampiro, os protocolos de higiene serão intensificados no retorno, descritos no Plano de Contingência Estadual para Educação (Plancon Edu Estadual). É obrigatória a ventilação transversal nos ambientes, uso de máscaras e higienização contínua das mãos e objetos com álcool em gel.
No entanto, a vacinação é obrigatória para os professores da rede. Os educadores precisam estar com o esquema vacinal completo e a medida se aplica tanto para os efetivos, quanto aos temporários da chamada pública. Santa Catarina já teve 1.499.449 casos confirmados de Covid-19, 1.418.297 recuperados e 20.778 mortes. Os dados são baseados no boletim epidemiológico deste domingo, 6.
Ouça a entrevista completa abaixo: