Mais de 8 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Criciúma estão retirando nas escolas o Kit de Alimentação Escolar. Com a suspensão das aulas por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, as crianças também ficaram sem a alimentação oferecida pelas instituições.
São 20,3 mil alunos na Educação em Criciúma. No portal do aluno, os pais decidiram se necessitavam do kit ou oportunizavam outra família. Segundo a secretária de Educação, Cristiane Fretta, o município está realizando a distribuição nas escolas e então as diretoras comunicam os pais para realizar a retirada dos alimentos. "Nessa remessa está indo uma bandeja de ovos, 2 kg de arroz, 1 kg de feijão, pães e 2 kg de frutas", detalhou a secretária.
Os alimentos, todos provenientes da agricultura familiar do município, correspondem ao que o aluno iria consumir na escola durante o mês. Esta já é a terceira fase realizada pelo município, as duas primeiras já entregaram mais de 16 mil kits . A Secretaria de Educação de Criciúma é responsável 67 escolas municipais, do Ensino Infaltil ao 9º ano do Ensino Fundamental. As creches são adminsitradas pela Afasc.
Içara
Em Içara, a distribuição está sendo feita na casa dos alunos em situação de vulnerabilidade. De acordo com a secretária de Educação, Gerusa Bolsoni, aproximadamente 850 kits estão sendo entregues desde a última semana. "A gente entregou somente para alunos que estão cadastrados no bolsa família ou que receberam algum benefício eventual", comentou.
A secretária lembrou que o valor disponibilizado pelo Governo Federal, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), só cobre 30% do investimento para a alimentação completa da rede escolar. "O recursos do governo é de R$ 0,36 por aluno por refeição", apontou.
Içara possui 7,5 mil alunos na rede municipal. Alguns dos alimentos presentes nos kits também são fornecidos por agricultores locais.