As obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Criciúma estão na reta final no bairro São Luiz. A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) chegou a 91% de execução e as frentes de trabalho estão atuando na construção da Estação Elevatória de Esgoto na Avenida Santos Dumont.
A elevatória localizada em frente ao Cemitério Municipal São Luiz será responsável por bombear todo o esgoto coletado no bairro até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Santa Luzia, que também está recebendo intervenções de expansão.
Com área total de 62 m², a unidade terá 4,80 metros de altura e 6,5 metros de profundidade. Além de fazer o bombeamento do esgoto para a ETE, a elevatória funciona como um filtro, retendo sólidos como plásticos, que de forma inadequada acabam chegando às redes coletoras de esgoto.
Investimento em saneamento
As obras no São Luiz integram o projeto de ampliação do SES de Criciúma, que está recebendo investimento de R$ 84 milhões, financiados junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). Esse recurso inclui também a ampliação da infraestrutura de esgotamento sanitário na Grande Próspera.
Com a conclusão dos trabalhos nestas duas regiões, o município de Criciúma terá a cobertura com coleta e tratamento de esgoto ampliada para 45%.