A partir do próximo final de semana será limitado em 300 pessoas o público que poderá estar, ao mesmo tempo, no Parque Ecológico Municipal Prefeito Thomaz Pedro Rocha, em Maracajá. E para ter acesso é preciso fazer agendamento. A medida foi anunciada nesta quarta-feira, 24, pela secretária de Meio Ambiente e Turismo e administradora do parque, a bióloga Gisele Dal Pont. No final de semana passado, o primeiro após a reabertura do equipamento, quase 1 mil pessoas passaram pelo local. “Precisamos limitar a quantidade de público e tomar outras medidas de segurança sanitária para garantir o distanciamento social e contribuir para que o parque não se torne um vetor de proliferação do novo coronavírus”, disse Gisele.
Os espaços de espera para acesso ao parque serão demarcados, mais servidores serão destacados para organizar o público e, sobretudo, orientar as pessoas para o uso permanente de máscara e a utilização de álcool em gel para manter a higiene das mãos. “Temos frascos com álcool gel em pontos estratégicos do parque”, informa a secretária de Meio Ambiente e Turismo de Maracajá. Com base no movimento do final de semana passado, Gisele organiza, também, fiscalização no uso das pistas elevadas, uma das atrações do parque.
Segundo ela, a pista elevada não pode ser um ponto de encontro e de aglomeração de pessoas e sim um local para caminhada, que deverá seguir o fluxo oficial. “Não será permitida a entrada pela ponte pênsil, que é a saída”, explica a bióloga. O distanciamento social, da mesma forma, será fiscalizado nas churrasqueiras, que têm lotação limitada em seis pessoas. O objetivo, diz a secretária, é organizar e disciplinar o ambiente, para manter o parque aberto como opção saudável de lazer às famílias. O Restaurante Novatta, que funciona no interior do parque, também atenderá somente com reservas feitas antecipadamente, para evitar aglomerações e atender a todos com o devido distanciamento social. Mais informações e agendamentos pelo telefone (48) 3523-0420.