Começa nesta segunda-feira (8) e segue até quinta-feira (11) a XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Em entrevista ao Programa Adelor Lessa, o prefeito de Tubarão e presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Joares Ponticelli (PP), falou sobre a importância desta ação para o futuro das cidades.
“A expectativa é de que por se tratar do primeiro ano, a gente tenha maior força, por isso seria bom o maior número de prefeitos. O governador cancelou a sua agenda, para participar do fórum dos governadores”, afirmou. Os vice-prefeitos, vereadores, secretários e outros gestores irão participar da Marcha.
Segundo Ponticelli, na quarta-feira (10) haverá um encontro com os ministros e uma das questões mais preocupantes é o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). “Os países que tiveram crescimento acelerado apostaram na base da educação”, comentou.
O presidente da Fecam comentou sobre o Fundo de Participação dos Municípios. “Eu acho que tem como começar a reforma do pacto sem mexer muito com dinheiro, que mexeria nas finanças municipais. O pouco que repassa é carimbado por programas lá de Brasília que nem sempre são prioridades, o Brasil continental deve ter tratamento diferenciado”, completou Ponticelli.
Confira a entrevista na íntegra: