Em nota divulgada neste domingo, 15, a diretoria do Colégio Marista de Criciúma orienta os alunos que retornaram de viagem internacional de países que tiveram transmissão comunitária do novo coronavírus, a ficarem em casa pelos próximos 14 dias. A medida é anunciada para evitar uma possível transmissão dentro da instituição. O aluno que necessitar da quarentena não será prejudicado no aspecto escolar.
A diretoria ainda afirma que está seguindo todas as orientações da Secretaria de Saúde e demais órgãos oficiais e que está montando um plano de continguência para minimizar os impactos caso as aulas sejam suspensas. Os eventos que formariam aglomerações fora da sala de aula estão suspensos por tempo indeterminado.
No extensa nota, o colégio solicita alguns cuidados a serem tomados pelos pais e alunos e também anuncia outras medidas que serão tomadas. Confira a nota divulgada pelo Colégio Marista de Criciúma:
Prezadas famílias,
Em dezembro de 2019, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) da China identificou um surto de doença respiratória em trabalhadores de um mercado de alimentos de Wuhan, capital da província de Hubei. Posteriormente, identificou-se como causador da doença um novo coronavírus, denominado SARS-CoV-2. O vírus pertence à família Coronaviridae e provoca uma doença respiratória, chamada de Covid-19. A doença disseminou-se rapidamente na província de Hubei e, desde então, atingiu mais de 100 países dos cinco continentes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a Covid-19 uma pandemia em 11 de março de 2020. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o coronavírus (COVID-19) tornou-se uma pandemia (FIOCRUZ, 13/03/2020).
O MARISTA CRICIÚMA seguirá as orientações da Secretaria de Saúde e demais órgãos oficiais. Internamente estamos organizando um plano de contingência para minimizar os impactos, caso surja necessidade de suspensão das atividades. Estruturamos um plano para uso de ferramentas de trabalho on-line, para os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, para o caso de suspenção das aulas; esse encaminhamento, necessita de ajustes junto aos órgãos oficiais.
O Grupo Marista estabeleceu um grupo de trabalho para acompanhar com atenção a situação. No MARISTA CRICIÚMA estamos em constante contato com as autoridades sanitárias e de saúde locais para buscar os melhores encaminhamentos.
Ressaltamos algumas diretrizes adotadas pelo MARISTA CRICIÚMA:
1. Diante do exposto pela Sociedade Brasileira de Infectologia:
“A epidemia é dinâmica e o Brasil é um país “continental”. Diferentes cidades e estados podem apresentar fases distintas da epidemia. A primeira fase epidemiológica da COVID-19 é de “casos importados”, em que há poucas pessoas acometidas e todas regressaram de países onde há epidemia. A 2ª fase epidemiológica é de transmissão local, quando pessoas que não viajaram para o exterior ficam doentes, ou seja, há transmissão autóctone, mas ainda é possível identificar o paciente que transmitiu o vírus, geralmente parentes ou pessoas de convívio social próximo. E finalmente pode ocorrer a 3ª fase epidemiológica ou de transmissão comunitária, quando o número de casos aumenta exponencialmente e perdemos a capacidade de identificar a fonte ou pessoa transmissora” (Sociedade Brasileira de Infectologia).
DELIBERAMOS QUE, os alunos que tenham retornado de viagens internacionais ou de cidades que já tenham transmissão comunitária da COVID-19, apresentando ou não febre e sintomas respiratórios (como tosse e coriza), são orientados a ficar em casa por 14 dias. Nesses casos, ressaltamos que não haverá prejuízo e serão encaminhadas atividades específicas para compensação das aulas. As famílias poderão comunicar pelo e-mail da secretaria escolar - [email protected] - a situação;
2. SOLICITAMOS às famílias evitem aglomerar-se e permanecerem no ambiente da escola no início e término das aulas;
3. COMUNICAMOS que todos os eventos que envolviam aglomeração de pessoas para além do limite da sala de aula (acampamentos, confraternizações, palestras...) foram suspensos por tempo indeterminado;
4. INTENSIFICAMOS a limpeza do prédio escolar, principalmente de maçanetas, torneiras, carteiras, bebedouros e computadores;
5. ALOCAMOS em vários locais do ambiente escolar álcool gel e sabonete para a higienização constante das mãos;
6. ACONSELHAMOS a todos que:
a. evitem o contato direto na hora de cumprimentar, como beijo, abraço e aperto de mão e sigam a etiqueta da tosse;
b. Utilizem lenço descartável para higiene nasal;
c. Cubram o nariz e a boca com lenços/papéis descartáveis quando tossir ou espirar; o lenço utilizado deve ser descartado;
d. Evitem contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
e. Não compartilhem copos, canudos, toalhas, talheres, alimentos, maquiagem e protetores labiais, canetas, lapiseiras, borrachas, brinquedos, celulares, etc;
f. Higienizem com frequência os pertences pessoais (copos, garrafas plásticas, mochilas, lancheiras, toalhas, estojo de escova de dente e outros materiais);
g. O uso de bebedouros seja exclusivamente para abastecimento de garrafas de uso pessoal; pedimos que cada criança traga sua garrafa para uso individual.
Seguiremos acompanhando a situação e, em sintonia com as autoridades locais; tomaremos as medidas necessárias para dar resposta ao desafio da COVID-19, adotando as recomendações dos especialistas que nos assessoram e observando as indicações do Ministério da Saúde.
Pedimos que, em caso de dúvidas, as famílias procurem nossa equipe para que qualquer nova situação seja compartilhada e encontremos a melhor tratativa. Manteremos contato constante caso novas medidas sejam necessárias.
Adriano Brollo
Diretor do Colégio Marista Criciúma
Criciúma, 15 de março de 2020