A pandemia do novo coronavírus vem trazendo muitas incertezas para muitas áreas - sejam elas econômicas, da saúde, ou até pessoais. Ter que lidar diariamente, de forma direta ou indireta, com uma doença que ainda não tem cura, causa medo nas pessoas, que ficam angustiadas e ansiosas. Segundo o hipnoterapeuta Thomaz Barcellos, a meditação é uma maneira para se lidar com esses sentimentos.
"As emoções se misturam e essa é a grande questão. Não temos controle sobre nada, e se a gente não aprender a lidar com isso da melhor maneira possível perderemos a cabeça e o controla, as emoções acabam controlando as nossas vidas. A hipnoterapia trata exatamente disso, a gente acessa o subconsciente", declarou.
Thomaz ressalta que a meditação é uma das formas mais simples e acessíveis para aprendermos a lidar com algumas dessas questões. "Basta se organizar e praticar. Pelo menos 15 minutos diariamente já é de grande valia e nos trás um equilíbrio muito grande", pontuou.
Por não termos controle sobre o que acontece em relação a pandemia, sentimos medo. O medo, então, nos deixa ansiosos - e é aí que entra a saúde mental das pessoas. "Ninguém sabe o dia de amanhã e, para isso, basta a gente cultivar o hoje da melhor maneira possível, e a meditação ajuda bastante nisso. Ajuda a gente a se centrar melhor, se interiorizar e viver esse presente. É uma forma de diminuir a ansiedade", disse.
Além da meditação como forma de preservação da saúde mental, a hipnoterapia ajuda a trabalhar diversos problemas e questões, que vão desde a depressão à síndrome do pânico e ao desejo de emagrecimento.