A sobressemeadura de pastagens de inverno, plantio direto e melhoramento de pastagens foram temas abordados nesta quarta-feira, 22, em "Dia de Campo" na propriedade do agricultor Bento Manoel Machado, comunidade de Espigão Grande, em Maracajá.
O evento contou com a participação de mais de 30 agricultores da região (Maracajá, Araranguá, Forquilhinha e Balneário Gaivota), teve apoio do Departamento Municipal de Agricultura de Maracajá, Senar, Plantar Máquinas Agrícolas, CooperSertão e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Maracajá.
Sobressemear, explicam os técnicos, é estabelecer uma cultura anual em área já ocupada por outra cultura perene, sem eliminar a cultura perene, aproveitando dessa forma um período durante o ano na qual a cultura perene está dormente ou pouco produtiva.
Em uma das três estações do dia de campo, o engenheiro agrônomo e coordenador do dia de campo, Ricardo Martins salientou sobre a importância do melhoramento de pastagens, análise e correção do solo, adubação e implantação de pastos perenes de alto valor nutricional, recomendados pela Epagri.
Na segunda estação o engenheiro agrônomo Diego Adílio da Silva salientou sobre as principais técnicas de sobressemeadura de pastagens de inverno, cultivares de aveia e azevem e manejo das espécies forrageiras de inverno.
Na última estação o técnico em agropecuária, Robison Daniel, fez uma demonstração do uso de semeadeira de plantio direto de forragens, que permite o plantio em linha juntamente com o adubo.
De acordo com Ricardo, "o evento foi produtivo pois integrou produtores rurais de quatro municípios da região, os temas abordados foram bem dinâmicos e as discussões promoveram um grande aprendizado entre os participantes".