Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Menos de mil passageiros em cerca de quatro horas

Estatística aponta baixa procura por usuários na retomada do transporte coletivo em Criciúma

Por Denis Luciano Criciúma, SC, 08/06/2020 - 19:42 Atualizado em 08/06/2020 - 19:45
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Nas primeiras quatro horas e meia de transporte coletivo retomado em Criciúma nesta segunda-feira, 8 - das 6h30min às 8h30min e das 11h30min às 14h -, menos de mil passageiros foram transportados na cidade. 

"Muito pouco. Mas estávamos esperando isso. Que essa semana seja de adaptação. As pessoas estavam usando carro, inseguras se o ônibus voltaria ou não, devem fechar a semana e a partir da próxima esses números devem melhorar", comentou o presidente da Associação Criciumense de Transporte Urbano (ACTU), Everton Trento, em entrevista ao Ponto Final, na Rádio Som Maior.

Foam 906 passageiros na faixa de horário apurada. "Desses, foram 347 usuários do Cartão Cidadão, 26 escolares, 443 com vale transporte, 52 idosos e 38 com necessidades especiais", enumerou. "Dos passageiros, 10% foram idosos e especiais", calculou. "Dessa semana não esperamos muito crescimento, não. As pessoas procuraram outros meios durante a paralisação de 81 dias que tivemos", referiu.

Confira também:

Calmaria e adaptações na primeira rodada da volta dos ônibus

A reportagem embarcou no Amarelinho

Quase três meses depois, a volta dos ônibus

A contabilidade acima não levou em conta o atendimento do terceiro turno de transporte, a partir das 17h. "Como estava previsto, foi um dia bem tranquilo. O número de passageiros foi pequeno em todas as linhas, estamos tendo uma procura muito grande nas recargas na ACTU, estamos fazendo a venda de um valor bem considerável de Cartão Cidadão, e as pessoas estão ali nas exigências sanitárias, no distanciamento, está bem tranquilo", avaliou Trento. "Dentro dos veículos houve um volume pequeno, mas já era esperado. As pessoas estavam se deslocando de alguma maneira, vai levar alguns dias para que retornem ao sistema novamente", detalhou.

Houve algumas reclamações pontuais de usuários sobre aglomerações e descumprimento de regras, o que foi minimizado pelo empresário. "Na questão do cumprimento das exigências sanitárias não tivemos problemas. Todos os carros foram conferidos, eu escutei hoje na Som Maior que uma senhora disse que faltou álcool em determinado veículo. Nós localizamos, conversei com o chefe do setor, 100% dos carros saem com álcool gel, talvez ela não tenha observado", avaliou. "Sobre a máscara, as pessoas estão respeitando", emendou.

Confira também:

Município e ACTU atualizam horários e linhas do transporte

Um fôlego para os lojistas do Terminal Central

O presidente da ACTU garantiu que todas as linhas foram atendidas, com a diminuição natural dos horários oferecidos. "O retorno era para estar com 100% das linhas alimentadas e servidas. O que talvez pode ter acontecido é que, de repente, um veículo fez alongamento de linha por volume de passageiros em uma localidade. Talvez o ônibus tenha feito esse alongamento para atender uma comunidade mais à frente", contou. "Todas as linhas devem ser contempladas sim", reforçou.

Um dos problemas apurados no primeiro dia de transporte retomado em Criciúma foi sobre o cumprimento do distanciamento nos terminais. "O que temos um pouco de problemas é nos terminais. Fizemos as demarcações de distanciamento e as pessoas não estão respeitando. Isso tem causado problema pois o nosso pessoal de terminais tem ido conversar e alguns foram até um pouco deselegantes com o nosso pessoal. Estamos explicando que não é determinação nossa mas sim das autoridades", sublinhou Trento. 

Ouça a entrevista do presidente da ACTU no podcast:

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito