O Mestrado Profissional em Engenharia Metalúrgica da Satc chega a sua terceira turma e para a aula inaugural do semestre traz a Criciúma, o professor/doutor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Lirio Schaeffer. A palestra será na próxima sexta-feira , 20, a partir das 19h.
A área de atuação do professor se encaixa na proposta do Mestrado, que, além de incluir a parte técnica, alia a teoria e a prática que abrangem a área Metalúrgica. "É um profissional muito gabaritado, referência na área e que orienta muitas teses e dissertações. O professor Schaeffer tem muita experiência e tem muito a passar para os alunos e profissionais interessados", comenta o coordenador do curso de Mestrado, Anderson Daleffe.
A proposta do Mestrado é voltada para a indústria, algo que o palestrante trabalha em seus estudos. "Nosso diferencial é buscar a resolução de problemas práticos das indústrias, com trabalhos de pesquisa e desenvolvimento de soluções inovadoras que agregam valor aos produtos e processos estudados e desenvolvidos pelo mestrando", explica Daleffe.
A palestra será realizada na sala de Metodologias Ativas da Satc e terá início às 19h. A conversa é voltada aos estudantes, mas aberta ao público externo, empresas e profissionais da área. Para se inscrever para a palestra é só enviar e-mail para [email protected]
Currículo do palestrante
Professor da UFRGS desde 1976, Schaeffer é do Departamento de Metalurgia da universidade e coordena o Laboratório de Transformação Mecânica (LdTM), atuando principalmente nas áreas de forjamento, estampagem, metalurgia do pó e materiais biomédicos. Além disso, tem experiências na área de Energias Alternativas. Atualmente é consultor ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) , da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), consultor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Consultor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Já recebeu prêmio de Pesquisador Destaque Gaúcho pela FAPERGS em 1998 e orientou 132 Dissertações de Mestrado e 47 Teses de Doutorado.