Um dos vereadores mais jovens eleitos na história de Criciúma, Milton Mendes de Oliveira completa 70 anos nesta quarta-feira (15). Natural de Laguna, o advogado e professor também já foi deputado estadual e federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT) em Santa Catarina. Como parlamentar na Capital do Carvão, o político se elegeu pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
Apesar de ser natural de Laguna, Mendes morou desde a infância em Criciúma. Formou-se em Direito pela Fundação de Ensino do Polo Geoeducacional do Vale do Itajaí, atual Universidade do Vale do Itajaí (Univali). E, na Fundação Universitária de Criciúma (Fucri), lecionou entre 1979 e 1981. O ex-político é filho de Galdino Romualdo de Oliveira e Maria Mendes de Oliveira.
"Meu pai morreu com 54 anos e minha mãe também. Apesar das dificuldades, a nossa média de vida ampliou muito. Veja bem, eu achei que ia ser difícil superar a marca deles", relembra o ex-deputado. "Eu me realizo como advogado, é como um sonho. Pobre, filho de operário, que poderia ter como futuro trabalhar na mina de carvão, o fato de conseguir um diploma já era uma realização para mim", acrescenta.
Ouça o Plenário completo desta quarta-feira: