Cerca de 113 mil moradores dos municípios da região carbonífera que se enquadram nos critérios da vacina contra a febre amarela seguem convocados pela Gerência Regional de Saúde para procurar as doses até o próximo dia 31. "É importante que as pessoas procurem, temos as doses disponíveis, quanto antes se imunizarem, melhor", acentuou a enfermeira do Programa de Imunização da 21ª Gerência de Saúde, Rosane Maria dos Santos Ghedin.
Mas a gerência recebeu uma notícia que trouxe bastante tranquilidade. "Caso não haja a procura que esperamos até o dia 31, vamos perder algumas doses, por questão de validade, mas haverá reposição em breve, nos primeiros dias de agosto. Então talvez tenhamos problemas de estoque por alguns dias, mas a recomposição deve ser rápida. Mesmo assim, recomendamos que todos que podem, precisam e se enquadram, que busquem logo as vacinas", destacou.
São preferenciais para a convocação, como parte do público alvo, pessoas de nove meses a 59 anos, menos gestantes ou quem está amamentando crianças de até seis meses, e há restrições, ainda, para quem faz tratamento que resulta em diminuição da imunidade e os sujeitos a anafilaxia. Portadores de doenças crônicas devem portar autorização médica para tomar a vacina.
Treviso é o município com maior abrangência até o momento. Cerca de 95% da população prevista já está imunizada. Depois, com mais de 70%, aparecem Nova Veneza, Cocal do Sul e Lauro Müller. O menor índice até agora está em Criciúma, com 59%. "No sábado, Criciúma vai fazer uma ação especial na Praça Nereu Ramos contra as hepatites e também com a vacina contra a febre amarela", concluiu Rosane.