A viagem da comitiva de Santa Catarina aos Emirados Árabes Unidos rendeu um acordo entre as universidades que prevê o encaminhamento de estudantes para realizar intercâmbios ao país do Oriente Médio. A informação foi citada pela reitora da Unesc e presidente da Acafe, Luciane Ceretta, no programa Adelor Lessa desta segunda-feira (26), que foi realizado na universidade. O dia marca o retorno das aulas na instituição.
Segundo a reitora, a missão teve como objetivo apresentar Santa Catarina para atrair investimentos em diferentes frentes, sendo uma delas a educação. “A apresentação do sistema Acafe fez uma diferença grande para todos eles quando se referenciava que tipo de sistema formador nós tínhamos”, disse Luciane.
Ouça a entrevista completa:
“Saímos com dois memorandos de intenções assinados para intercâmbio de estudantes, professores, professor visitante e ensaios de dupla titulação de cursos de graduação que são critérios essenciais ao reconhecimento das universidades como internacionalização”, acrescentou a presidente da Acafe.
Com os acordos realizados, estudantes vão poder cursar disciplinas da graduação ou pós-graduação em outra instituição. “A partir do segundo semestre, podemos encaminhar nossos estudantes para Universidade de Zayed, em Abu Dhabi, ou para Dubai”, disse Luciane.
Uma outra proposta trazida foi a de dupla certificação. “Ter cursos nossos aqui, como Arquitetura e Engenharia Civil, que são fortes lá com dupla titulação, o estudante faz parte do curso aqui no Brasil e também nos Emirados. Esses são requisitos que o Brasil utiliza para considerar uma universidade internacionalizada, logo assim o fizemos”, explicou a presidente.