Insatisfeitos com a situação da Rodovia dos Mineiros (SC-440), moradores da localidade de Rio Carvão, em Urussanga, bloquearam a via na manhã deste sábado, 20. A mobilização iniciou às 5h e seguiu até às 10h, de forma pacífica. “A manifestação foi por parte dos moradores que resolveram bloquear a estrada em frente à Igreja Nossa Senhora da Saúde. Acordamos com a Polícia Militar e as pessoas que queriam passar, nós deixamos, muitos quando avistavam já voltavam. Foi pacífico”, fala o morador Sidnei Casagrande.
A via é a principal da comunidade e Casagrande lembra ainda que um trecho de dois quilômetros, do Centro até a localidade de Santana já foi pavimentado e que há uma emenda do ex-deputado João Paulo Kleinübing para a continuação da obra. “Está sendo pavimentada a Serrinha, que vai para Santana. Somos contra porque não tem morador, nem de caminhão, nem de ônibus, só de carro pequeno. Como resolveu asfaltar esta serrinha, todo o movimento está passando por aqui devido às obras. Como fechou a mina, a estrada também não está mais sendo molhada. Com o movimento, sem molhar a estrada, aumentou a poeira e a velocidade dos veículos”, lamenta. Enquanto o asfalto não sai, os moradores pedem que o Município coloque lombadas e volte a molhar a Rodovia dos Mineiros.
Prefeitura se compromete em atender os pedidos
Outro morador, Marllon Augusto Ceron, diz que a Administração Municipal entrou em contato e se comprometeu em atender os pedidos a partir de segunda-feira. “Como fecharam a Serrinha para pavimentação, estamos com muito movimento e na nossa comunidade têm pessoas que fazem caminhada, o que se torna perigoso. Além da poeira que as donas de casa reclamam bastante”, pontua.
Prefeirua emite nota
Após a manifestação, a Prefeitura de Urussanga emitiu nota, onde diz que as reivindicações chegaram ao prefeito, Gustavo Cancellier, nessa sexta-feira, 19, e confirma que as medidas serão tomadas a partir de segunda-feira, 22.
Confira a nota na íntegra:
NOTA – PAVIMENTAÇÃO SERRINHA - ESCLARECIMENTO
Após o início da pavimentação de um trecho da Serrinha, em Rio Carvão, município de Urussanga, os moradores fizeram algumas solicitações à Administração Municipal, por meio do vice-presidente da ACRIC (Associação Comunitária do Rio Carvão). Assim, o governo esclarece que os pedidos chegaram ao gabinete do prefeito na sexta-feira (19), após as 15h, sendo que as medidas serão tomadas a partir de segunda-feira (22), pois não há como providenciá-las antes desta data devido aos trâmites burocráticos.
As solicitações:
- Molha da estrada devido à poeira;
- Colocação de lombada em dois pontos por razão do aumento do fluxo de veículos, uma vez que a Serrinha está interditada por causa da obra de pavimentação.Resposta:
-Sobre o uso de caminhão pipa: segunda-feira será providenciada a compra direta do serviço para atender à solicitação dos moradores.
-Sobre a colocação das lombadas: o responsável pelo departamento de trânsito do município de Urussanga estará no local, segunda-feira, pela manhã, para identificar junto dos moradores, os pontos onde as mesmas devem ser fixadas. Depois de feito este levantamento, as placas serão colocadas para, em seguida, serem feitas as lombadas.Obs.: A via foi interditada pelos moradores na madrugada deste sábado, mas o rápido retorno do Governo Municipal e o crédito que o mesmo tem junto aos munícipes fez com que a comunidade já liberasse o trânsito no local na certeza de que as solicitações serão atendidas conforme foi anunciado.
Atenciosamente
Governo de Urussanga