Começam a ser distribuídos nesta segunda-feira, 15, os Equipamentos de Proteção individual (EPIs) doados pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) aos municípios da AMREC. A doação, destinadas aos profissionais de saúde, que atuam no combate ao coronavírus, chegou via Consórcio Intermunicipal de Saúde da AMREC (CISAMREC), onde as 5.668 mascaras, modelo N95, serão distribuídas de forma per capita aos 13 municípios consorciados (AMREC mais Morro Grande).
A região Sul de Santa Catarina recebeu no total 9.268 mil unidades, que foram distribuídas também aos hospitais ainda na semana passada. Foram 1,5 mil unidades ao Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão; 700 para o Hospital Materno-Infantil Santa Catarina (HMISC), de Criciúma; 800 para a Secretaria de Saúde de Araranguá e 600 para a Associação Hospitalar Nossa Senhora de Fátima, de Praia Grande. A doação foi uma resposta ao pedido de doação feita pelos prefeitos e aprovada em Assembleia Geral da AMREC.
O presidente da AMREC e prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin, agradeceu ao MPT pela rápida resposta. “Agradecemos a disponibilidade pela colaboração com os municípios da nossa região. Essas doações vão favorecer diretamente os trabalhadores na área da saúde, que estão na linha de frente, colaborando no atendimento a população e ao combate ao COVID-19”, afirma o prefeito.
O diretor executivo do CISAMREC, Roque Salvan, lembra que essa é a segunda doação do MPT aos municípios da AMREC, que no mês de abril receberam 340 mil, via CISAMREC, para compra de testes rápidos. “Estamos em fase de licitação e em breve a região receberá algo em torno de 3mil testes”, relata Roque, explicando que os recursos são oriundos de depósitos judiciais. Ainda segundo o diretor do Consórcio, existe a falta mascaras para comprar no mercado. “Existe uma dificuldade de compra desses produtos que recebemos. São de qualidade e atendem todas as normativas da vigilância sanitária”, explica.
O presidente do consórcio e prefeito de Siderópolis, Hélio Roberto Cesa, o Alemão, agradeceu ao procurador. “Tanto as máscaras, quando os recursos serão muito importantes para esse momento difícil que vivem os municípios. Queremos agradecer a sensibilidade do Ministério Público, que nos atendeu graças a uma lei da ONU”, explicou.