A Satc lançou, nesta quinta-feira, 26, o Programa de Inovação Corporativa e apresenta o Cobusiness, um espaço que reúne inovação e potencializa negócios.
O evento, no Centro Tecnológico, contou com a presença do governador Carlos Moisés da Silva (sem partido) e do prefeito Clésio Salvaro. (PSDB), entre outras autoridades.
O governador aproveitou o ato para destacar a inovação e falar do carvão e da educação. “Precisamos pensar Criciúma, pensar inovação e pensar novas políticas para o carvão. A importância de a gente investir em todas as casas inovadoras de Santa Catarina. Semelhante ao que digo das rodovias, todo cidadão merece atenção de todos os poderes na educação porque é o futuro desta nação de fato. Estamos pensando em inovação não da boca para fora, por isso estamos neste local hoje.
Vimos as coisas melhorarem, caminhar e trazer dias melhores, com soluções inovadoras que vão diminuindo os problemas das pessoas e fazendo um setor produtivo mais competitivo. Os senhores são protagonistas desta história”, comenta.
Moisés aproveitou para destacar o pacote de investimentos que será lançado na noite desta quinta-feira na cidade. “Criciúma será honrada com a nossa participação de investimentos públicos, uma parceria importante. Quando viemos a Criciúma, quando falamos de todo o Sul, é historicamente que ficou para trás. Conheço a região e sei das necessidades, estamos fazendo investimento bilionário. São muitas obras, muitos feitos. Alguém disse que os cofres estão cheios, não é isso,a gente organizou a casa e não queremos que os cofres estejam cheios, queremos que este dinheiro seja investido nas cidades”, pontua.
O prefeito Clésio Salvaro falou da importância da Satc para a cidade e para a região e também sobre a cadeia produtiva do carvão. “A Satc tem uma importância extraordinária para Criciúma, mas é por conta do carvão, se não fosse o carvão não existiria este grande espaço que recebe a menina e o menino e devolve à sociedade preparados para transformar o mundo. Nas grandes empresas você encontra alguém que passou pela Satc, porque a Satc transforma. Somos acostumados a pedir muito, mas tem um dia que precisamos parar para agradecer e neste momento é preciso agradecer o governador. Neste momento difícil que o carvão vive, talvez se não tiver ação política temos uma data próxima marcada para chegar ao final. E o governador disse: estou com vocês. Esteve conosco em Brasília algumas vezes, iniciou uma grande conversa técnica, enviou projeto de lei para a Alesc aprovar a política catarinense do carvão. O estado que mais produz carvão no Brasil ainda não tinha uma política”, falou Salvaro.
O deputado federal, Ricardo Guidi, foi o responsável por destinar emenda parlamentar para a obra na unidade educacional. “É muito bom chegar aqui ver esta emenda surtindo efeitos. Lembro em Brasília conversando com o Fernando Zancan entre as demandas em defesa da cadeia produtiva do carvão, que gera mais de 20 mil empregos na região. É fundamental para o Sul do estado. Há o impacto na questão social, a Satc é um exemplo de instituição que faz um grande trabalho, gerando oportunidades na região, a questão ambiental com a recuperação e áreas degradadas. Eu queria investir em algo que tivesse a ver com educação, com oportunidade e geração de novos negócios. O Zancan apresentou o projeto que julguei oportuno porque tem a ver com inovação e não tenho dúvida de que o coworking vai aproximar os alunos da indústria que podem utilizar este espaço. Mais que isso, aqui tem o que mais vale, além da estrutura física, o corpo de alunos e professores que fazem pesquisa e dali saíram muitas ideias”, enfatizou.