O período de quarentena e isolamento que estamos passando pode despertar outros problemas, agora no lado psicológico. A psicóloga Carina Mengue falou sobre isso no programa Ponto a Ponto, na Rádio Som Maior. “O período de quarentena pode desencadear um estado de ansiedade, inclusive quando passar pode desencadear um período depressivo, porque o ser humano é um ser social, precisamos de contato com as pessoas”, comentou.
A psicóloga avalia que realmente é difícil para muitas pessoas a nível emocional. “Tudo aconteceu muito rápido, as informações, as noticias, não deu nem tempo de processar e nós já estávamos trancados dentro de casa”, disse.
A ansiedade é a principal queixa dos pacientes. A incerteza para administrar o tempo, ficar preso dentro de casa, o lado financeiro, além do medo de contrair o vírus. A dica é aproveitar o tempo. “A gente sempre se queixa que não tem tempo, agora temos esse tempo e não sabemos o que fazer”, falou. “Temos que se ocupar dentro de casa com coisas que estão acessíveis, isso vai diminuir muito a ansiedade. Se a gente ficar preocupado e ficar correndo atrás de informações sobre tudo que está acontecendo, a gente não vai se desligar do caos que está lá fora”, recomendou Carina.
“Temos que cuidar para não ficar refém da TV, do celular e da cama. Porque a gente se sente muito improdutivo, acaba ficando horas na Netflix”, avisou. “Como não tem uma rotina estabelecida, dorme tarde e acorda mais tarde ainda e desperdiça muito tempo com coisas que acabam não sendo produtivas”, concluiu a psicóloga.
Você pode conferir a entrevista completa a partir do minuto 21:14.