A preocupação com um possível lockdown veio em uma reunião entre o secretário de estado da Saúde André Motta Ribeiro e representantes do setor de eventos da Associação dos Municípios da Região Cabonífera (Amrec). "O receio era grande, mas o secretário nos garantiu que a economia não pode mais parar. Temos que continuar nos cuidando. São medidas simples de cumprir e as pessoas tem que ter consciência disso", afirma Daiana Savi, representante do setor de eventos da Amrec.
Segundo Daiane, no encontro também foi discutida a simplificação das portarias, não só para eventos, mas contemplando todas as áreas. "No caso dos eventos haviam muitas dúvidas do que podia e não podia. Por esse motivo sugerimos a simplificação das portarias e o secretário aceitou levar o assunto ao Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES). Devemos ter uma posição já na próxima semana."
As duas portarias, 710 e 744, relativas ao setor de eventos devem, além de receberem a simplificação, serem unificadas. "O secretário também disse que essa possibilidade será debatida na reunião do COES."
O próprio setor de eventos levou ao secretário a ideia de mudanças para as portarias. Confira a sugestão dada pelo setor:
A região da Amrec voltou recentemente para a cor laranja que representa risco grave no mapa atualizado semanalmente pelo estado. "Com isso apenas os eventos sociais com 30% da capacidade estão permitidos. As casas noturnas voltaram a ser proibidas", esclarece Daiane.