O prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves (o Neguinho, PSD), aparece à frente em todos os cenários. É o que aponta a primeira pesquisa realizada no ano, feita pelo IPC, contratado pela Rádio Som Maior e divulgada em primeira mão na manhã desta quinta-feira (4), no programa Adelor Lessa.
No cenário em que são colocados frente a frente diversos possíveis candidatos, Neguinho lidera com 59,3% das intenções de voto. Em segundo lugar, está Walmir Rampinelli (PL), que tem 12,1%. A vereadora Marilda Casagrande Alexandre (PP) é a terceira colocada, com 7,6%. O ex-prefeito Vanderlei Alexandre (o Lei, PP) tem 6,9%. O deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) aparece com 5%, com o vereador Célio Elias (PT) tendo 2,1% e Geovane de Godoi (PL) com 1% das intenções.
Os que não sabem são 3,1% e 2,9% disseram não votar em nenhum deles.
A pesquisa IPC também ofereceu aos eleitores entrevistados dois cenários mais polarizados. Em um deles, com Neguinho e Lei Alexandre frente a frente, o atual prefeito lidera com 64,8%, contra 17,6% de Lei.
Nesse cenário, 6,9% disseram não saber em quem votar e 10,7% informaram que não votam nem no atual e nem no ex.
No cenário entre Neguinho e Marilda Casagrande, o prefeito atual tem a liderança com 65,2% das intenções de voto, frente aos 15,5% da vereadora.
Os que não sabem são 10% e 9,3% dizem não votar em nenhum dos dois.
Numa possível disputa entre Neguinho e o ex-presidente da Coopera, Walmir Rampinelli, o prefeito tem a preferência de 64,8% dos eleitores entrevistados. Rampinelli tem 19,1%.
Nesse cenário, 7,4% disseram não saber em quem votar e 8,8% informaram que não votam em nenhum dos dois.
Durante as entrevistas para a pesquisa, antes do eleitor ser questionado entre as opções (estimulada), ele é indagado sobre em quem votaria, sem que sejam apresentadas opções de nomes. É a chamada "espontânea".
Nessa pergunta, Neguinho também lidera, com 50%. Outros 31,9% dos entrevistados disseram não saber em quem votar. Os outros citados são Walmir Rampinelli (7,9%), Lei Alexandre (3,3%), Marilda Casagrande (3,3%), Rodrigo Minotto (1,4%). Os demais citados têm menos de 1%. Há, ainda, uma fatia de 0,7% dos entrevistados que diz não votar em nenhum.
Sobre a pesquisa
Contratada pela rádio Som Maior FM, a pesquisa eleitoral foi realizada pelo Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC). Foram entrevistados 420 eleitores, de forma proporcional nos bairros de Forquilhinha, entre os dias 1º e 3 de abril de 2024. A pesquisa foi registrada no dia 29 de março de 2024 sob o número SC-06583/2024. A margem de erro é de 4,7% para um índice de confiança de 95%.