O mercado brasileiro esteve operando em alta ultimamente, o que mostra um bom sinal em relação à perspectiva econômica no país. O IBOVESPA chegou em alta nos últimos dias, com quase 10% de avanço, que o colocou de volta aos 83 mil pontos - melhor patamar desde março. O dólar, enquanto isso, opera na casa dos R$ 5,35.
No Brasil, o ministro da Economia Paulo Guedes apresentou um outro lado da moeda no país. “Guedes falou que as quebras que Brasil sentiu em relação aos Estados Unidos e Europa foram compensadas pelas exportações do agronegócio para os países asiáticos, sobretudo a China”, destacou o economista Lucas Rocco.
Ainda no Brasil, o mercado teve uma oscilação após a suspensão da nomeação do novo diretor da Polícia Federal, mas logo se recuperou e acabou seguindo o rumo comum. A ideia de um estudo estrangeiro que aborda um tratamento do coronavírus está sendo “comprado” pelo mercado mundial.
“Ainda é muito precoce. Os pesquisadores disseram que mais da metade dos pacientes, de dois grupos, receberam alta do hospital em 14 dias. É encorajador, porque os pacientes que receberam o ciclo mais curto tiveram uma melhora semelhante aos de 10 dias”, pontuou Rocco.
No exterior, os Estados Unidos registrou uma queda de 4,8% do PIB no primeiro trimestre - o pior desempenho da economia norte americana desde 2008. Na zona do euro, houve uma retração de 3,8%, a pior desde 1995. “Na França foi ainda pior: queda de 5,8%”, ressaltou o economista. O petróleo, enquanto isso, segue chegando ao poço e operando em 18 dólares o barril.