A Alumasa foi fundada em 1986 em Urussanga. A empresa foi fundada por quatro irmãos da família Fontanella. O início foi com Renato, quando a empresa produzia apenas esquadrias de alumínio. Já em 1994, outros três irmãos entraram no negócio: Rodrigo, Roberto e Reinaldo. De um funcionário, a Alumasa hoje conta com mil colaboradores somando as duas unidades, em Urussanga e na Paraíba. O programa Nomes & Marcas deste sábado (02), apresentado por Adelor Lessa, na Rádio Som Maior, recebeu o empresário, Rodrigo Fontanella.
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"A Alumasa começou com o Renato, meu irmão, em 1986. Na verdade, ele montou uma serralheria. Um dos primeiros clientes foi a Construtora Fontana. Isso foi com o Renato até 1994. Eu trabalhava na Perdigão e eu vim para Urussanga. O Roberto, meu outro irmão, saiu do Bradesco e ficamos juntos. A sociedade começou entre 1994 e 1995", conta.
A empresa começou em uma garagem e com apenas um funcionário. "Começamos a empresa estilo brasileiro, tirando o FGTS e montando a empresa. No início, lá em 86, a empresa foi instalada na garagem de casa. Meu pai tinha um bar, bem pequeno, e aí a empresa passou pra esse local. E, naquele tempo, tinha apenas um funcionário, que era nosso primo. Nós sempre tínhamos em mente de fazer alguma coisa para vender em loja. Na época, o Renato continua trabalhando para a Construtora Fontana. Eu, Roberto e o Reinaldo começamos a fazer alguns produtos, principalmente basculantes, para vender em lojas da região. Depois, veio a necessidade e começamos a fazer janelas de duas folhas, e assim foi o crescendo o nosso mix de produtos de alumínio, foi quando contratamos mais um funcionário", revela Rodrigo Fontanella.
Atualmente, a Alumasa tem mil funcionários. São 950 na unidade de Urussanga e 50 na unidade instalada no estado da Paraíba. Em termos de esquadrias padronizadas, a empresa é a maior do setor no Brasil.
"As coisas foram acontecendo passo a passo. Começamos a vender e o mercado se abriu em Belo Horizonte, São Paulo e assim foi. Vendíamos uma carga por mês, depois uma por semana, duas e três por semana, e tivemos que aumentar a linha e exigindo mais funcionários. Chegou um tempo em que estávamos prestando serviço para construtora e em lojas. Até o momento em que uma grande empresa nacional, do ramo de plástico, começou a lançar esquadria. Aí começou a tirar a nossa pequena venda de alumínio. Foi quando decidimos partir para o ramo de plástico", conta o empresário.
A Alumasa tem um faturamento anual que gira em torno de R$ 400 a R$ 550 mil. A empresa saiu de um local de 54 metros quadrados para os atuais 60 mil metros de área construída.
"Chegamos ao auge de fazer 100 mil peças ao mês. Hoje caiu um pouco, estamos com 50 a 60 mil peças, com 100 caminhões rodando por mês", pontua.
O empresário, Rodrigo Fontanella, quer manter o faturamento da empresa em 2022. "Começamos o ano não atingindo as metas, principalmente na construção civil. Mas, pelas conversas que temos com construtores e os outros segmentos, eu acredito que o mercado vai estar aquecido na metade do ano", projeta.
"A oportunidade fez a gente se tornar empreendedor. Foi o momento em que eu e meus irmãos ficamos todos juntos. Tivemos a coragem e fomos felizes", finaliza.
Confira o podcast do Nomes & Marcas, com o empresário Rodrigo Fontanella: