O Governo de Santa Catarina publicou no fim da noite desta segunda-feira, 11, uma nova portaria definindo o percentual de ocupação para o transporte rodoviário intermunicipal, interestadual e de fretamento. As regiões do estado que estiverem classificadas no risco gravíssimo poderão operar com ocupação máxima de 70% da capacidade dos assentos, considerando apenas passageiros sentados.
Com isso, os ônibus do Terminal Rodoviário de Criciúma poderão voltar a circular com maior capacidade. Anteriormente à nova portaria, o percentual permitido aos ônibus rodoviários era de 50% em regiões enquadradas no vermelho, com as demais de risco grave, alto ou moderado operando com 100% de ocupação.
“Essa medida vem de encontro a uma demanda não só das empresas, mas também de todos os usuários. Tínhamos uma situação de certa incoerência, porque tínhamos alguns casais e famílias que, mesmo morando juntos, precisavam viajar distantes dentro do mesmo ônibus porque não eram permitidas as poltronas juntas”, destacou o gerente de operações da Roteiros do Sul, empresa responsável pela rodoviária de Criciúma, Marcelo Fernandes.
Marcelo ressalta ainda problemas por conta do limite de ocupação anterior, já que algumas pessoas acabam desrespeitando as medidas e juntando as poltronas para viajar juntos. Além disso, o limite com baixo percentual de ocupação somado à paralisação de mais de um mês no início da pandemia de Covid-19 fez com que as empresas de ônibus tivessem um faturamento anual bem abaixo do que o obtido no ano anterior.
“Em relação a dezembro do ano passado, passamos para 60% do movimento de usuários na rodoviária, nas linhas interestaduais e intermunicipais de característica rodoviária. É uma queda significativa de movimento, uma queda de 40% em relação a dezembro do ano passado”, destacou o gerente.
Além disso, a paralisação inicial acabou resultando em problemas nos meses seguintes, como demissões por parte das empresas de ônibus que atuam na rodoviária. No fim do ano, período em que muitas das empresas costumavam fretar outros veículos por conta da alta demanda, acabaram operando com a mesma quantidade de carros.
O índice de ocupação do transporte intermunicipal urbano continua o mesmo para regiões classificadas como risco gravíssimo: 70%. Nas demais, a capacidade máxima permitida é de 100%, com as mesmas regras de segurança.