O Governo de Nova Veneza, através da Secretaria Municipal de Saúde reuniu os profissionais da saúde que fazem parte da Comissão de Acompanhamento, Controle, Prevenção e Monitoramento nesta terça-feira (17) para a formulação do Plano de Contingência Municipal para Enfrentamento do Novo Coronavírus.
O Plano de Contingência Municipal tem como objetivo determinar algumas ações necessárias visando a prevenção contra o Coronavírus. O município acatou as determinações do decreto assinado pelo governador Carlos Moisés, suspendendo as aulas nas escolas municipais, estaduais, particulares e profissionalizantes, a partir de quinta-feira (19), bem como, a suspensão das reuniões, eventos ou qualquer tipo de aglomerações de pessoas. Ainda no plano, a suspensão de atividades dos grupos de Terceira Idade, Clubes de Mães e Serviços de Convivência, bem como, visitas a Casa de Idoso e Centro de Recuperação.
A reunião também frisou vários cuidados que os profissionais de saúde devem ter no atendimento a pacientes com problemas respiratórios que deverão ser encaminhados para o Centro de Referência, com o QG a ser instalado no Hospital São Marcos. E os atendimentos odontológicos, somente de urgência e emergência, para conter a possibilidade de contagio. Além dos serviços de fisioterapia, que ficarão restritos ao número de pacientes na Clínica Municipal.
Segundo a Secretária de Saúde, Maristela Vitali Cúnico, todas as medidas servem de prevenção. "Não temos casos registrados em nosso município, mas a prevenção existe justamente para isso: fazer com que, na medida do possível, as ações protetivas cheguem antes da doença", destaca.