O município de Nova Veneza, por meio da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundave) e Secretaria de Educação, firmou uma parceria com a Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina para ser contemplada com o Programa Protetor Ambiental (PROA). O projeto visa desenvolver atividades voltadas ao meio ambiente nas escolas da rede de ensino municipal e estadual. Para participar da iniciativa, os alunos passarão por um processo seletivo, onde os 30 melhores colocados garantirão a vaga.
O presidente da Fundave, Juliano Dal Molin, conta que os alunos receberão todos os materiais didáticos durante o ano. "Durante o ano, os alunos aprovados terão direito a cursar essa aula, e irão receber todo material da polícia, que é uniforme, boné, cantil, botas de couro, agenda e material didático. Sendo as aulas voltadas a diversas temáticas ambientais. Nova Veneza será o segundo município da AMREC a ter esse projeto, depois de Treviso", explica.
Dal Molin ainda explica que o programa irá oferecer aulas no contraturno escolar. "Os alunos que se formarem se tornarão protetores ambientais e vão participar de palestras e ações voltadas ao meio ambiente que o município desenvolver", comenta o presidente.
A secretária de Educação, Herica Felisberto, destaca a importância de Nova Veneza implantar um projeto deste nível. "Num planeta com escassez de recursos naturais, com excesso de poluição e desmatamento, o PROA vem para implantar uma consciência ambiental naqueles que serão os futuros dirigentes do mundo, que são as crianças. Então estamos muito felizes em fazer essa parceria com a Fundave e a Polícia Militar Ambiental. Tenho certeza que trará bons frutos", enfatiza a secretária.
A data do processo seletivo ainda não está definida, mas todos os alunos irão receber o convite para participar, assim que o ano letivo iniciar.