Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Novo galpão de reciclagem deve ser inaugurado em fevereiro em Criciúma

Prefeitura projeta, ainda, ampliações na coleta seletiva do município

Por Heitor Araujo Criciúma - SC, 27/12/2019 - 10:57 Atualizado em 27/12/2019 - 10:58
Caminhão da coleta seletiva passa uma vez por semana em cada bairro (Foto: Divulgação)
Caminhão da coleta seletiva passa uma vez por semana em cada bairro (Foto: Divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Duas cooperativas de catadores e o ecoponto irão para os novos galpões de reciclagem, no bairro Sangão, até fevereiro, o prazo de previsão para o fim das obras. Atualmente, os catadores utilizam galpões improvisados pela prefeitura. Atualmente, são coletadas cerca de 100 toneladas por mês em resíduos reciclados; a expectativa é dobrar esse número para  o ano que vem, ampliando a coleta seletiva.

Por isso, o material da coleta será prioritariamente entregue às duas cooperativas, mas, se houver excedente, o material será doado para empresas que trabalham para reciclagem. 

"O governo tem essa preocupação grande quanto ao meio-ambiente e catadores, que estavam precariamente em galpões alugados pela prefeitura. Uma das melhorias que vamos fazer é a construção desses galpões. Toda a dinâmica será iniciada a partir de janeiro do ano que vem. Faltam apenas detalhes para a conclusão das obras", explicou Luiz Juventino Selva, diretor do Fundo de Saneamento Básico (Funsab) de Criciúma 

Outra perspectiva do município é ampliar a coleta seletiva, inclusive por meio de incentivos para quem separar o lixo corretamente. Até 50% da taxa de coleta dos resíduos sólidos poderá ser abatida para quem entregar o lixo seco nos pontos de coleta.

"A gente tem a coleta seletiva normal com calendário anual, em que o caminhão da empresa contratada passa no dia e hora nos bairros, mas vamos inovar. No ano que vem vamos instalar em locais do município pontos de entrega voluntário. Todo o cidadão que se deslocar até o ponto de entrega, será gratificado com um valor monetário que será abatido na taxa do lixo do ano seguinte", destacou Selva.

Os horários da coleta seletiva podem ser conferidos no site da Famcri. Ela acontece uma vez por semana em cada bairro. 

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito