Logo na sua primeira eleição, o NOVO elegeu um deputado federal em Santa Catarina. Gilson Marques está em Criciúma hoje, e antes da palestra que ministrará nesta sexta-feira ele visitou a Rádio Som Maior. "Como somos um partido novo, é interessante para as pessoas entenderem como é possível fazer diferente e como trazemos para a prática a teoria", disse, referindo o evento NOVO na Prática do qual ele vem participar como palestrante.
"Nós conseguimos por exemplo fazer uma eleição sem dinheiro público. Isso é fazer a nova política", comenta, lembrando que somente o seu gabinete, com as práticas defendidas pelo partido, conseguiu economizar R$ 300 mil em dois meses de mandato na Câmara Federal.
O NOVO na Prática é uma iniciativa nacional do partido. Para o evento de Criciúma, Gilson Marques é anunciado como "o deputado federal que mais abriu mão de privilégios DA HISTÓRIA de Santa Catarina e o primeiro deputado da história do Congresso Nacional que anunciou na plenária em alto e bom som: "Imposto é roubo SIM!".
"Apesar de ser muito mais trabalhoso o fato de sermos novos, conseguimos fazer sem vícios um bom trabalho. Somos o único partido da história a fazer um processo seletivo de lideranças", afirmou, na entrevista ao programa Ponto Final.
Convivência com os extremos
A política atual tem se polarizado entre os governistas e os opositores a Jair Bolsonaro (PSL). "Para nós, a pior coisa do mundo é ter um Congresso caranguejo, vai para a esquerda, vai para a direita, isso muda o foco. Não somos nem direita, nem esquerda, somos liberais", apontou. "A pauta econômica do governo Bolsonaro é liberal, e a gente concorda 90%. Porém, já teve votações no Congresso que votamos com o PSOL, assim como teve votações em que estivemos com o PSL. O pior é que uma posição ideológica vincule o teu voto", emendou. "A nossa independência nos faz ter um protagonismo sensacional", concluiu.
Ouça a entrevista do deputado no podcast abaixo.