O novo gestor da cidade de Criciúma para os próximos quatro anos deve ser conhecido até às 19h30 deste domingo (6). A previsão é do Chefe da 92ª Zona Eleitoral, José Réus, que é responsável por uma parte de Criciúma (45 mil eleitores), além de todas as urnas de Siderópolis e Treviso. Ele detalhou, na manhã desta quinta-feira (3), em entrevista ao Programa Adelor Lessa, na Rádio Som Maior, o caminho que o voto depositado na urna faz, a partir das 17h quando é encerrado o período de votação, até chegar ao Tribunal Superior Eleitoral para a oficialização dos eleitos.
Segundo ele, após o último voto ser registrado, o presidente da seção realiza a retirada da memória da urna e grava em uma mídia de resultado, que nada mais é do que um pendrive. Além disso, também é impresso o Boletim de Urna. Esse documento é impresso em cinco vias e encaminhado, juntamente com a memória, para o Tribunal Reginal Eleitoral. "Ele inicia já com o próprio mesário, que imprime o Boletim de Urna e já deixa fixado no local de votação", reforça.
Ouça o detalhamento sobre o caminho do voto até a apuração total, após encerramento do horário de votação, pelo Chefe da 92ª Zona Eleitoral, José Réus: (matéria continua após o áudio)
O Chefe da 10ª zona eleitoral, Marcos Moraes, também confirmou que a decisão do prefeito de Criciúma deve sair perto das 19h30 deste domingo (6). Ele é responsável por 68 mil eleitores distribuídos em 193 sessões e 26 locais de votação. Moraes também participou do Programa Adelor Lessa e respondeu algumas dúvidas de ouvintes sobre o processo eleitoral.
Algumas mudanças nos locais de votação foram feitas, como no Colégio São Bento. "Três sessões foram transferidas para o Marista e outras três para o Lapagesse. Além disso, cinco sessões da Escola João Dagostim foram deslocadas para a Escola José Rosso", informou.
Moraes orienta os eleitores a verificar seu local de votação com antecedência. "Sugerimos que o eleitor se antecipe, usando o aplicativo E-Título ou entrando em contato diretamente com o cartório eleitoral", disse. O WhatsApp do cartório (48) 98808-3028 estará disponível para consultas. Ele também destaca que o E-Título é uma ferramenta útil para justificativas de voto no dia da eleição. "Quem estiver fora do seu domicílio eleitoral pode justificar facilmente pelo aplicativo", concluiu.
As operações eleitorais em Criciúma contarão com cerca de 800 mesários, oito motoristas e 26 administradores de prédio, além de 15 auxiliares para atividades diversas.
Confira a entrevista na íntegra: