Três novos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, Zika e Chikungunia foram encontrados em um bairro da zona sul do Balneário Gaivota. De acordo com o agente de endemias, Rafael Rodrigues, os focos foram encontrados em duas armadilhas instaladas na área e garrafas com água acumulada. Rafael informa que foi feita varredura na área e não foram encontrados outros focos.
“Reforçamos aos moradores para que mantenham os locais limpos, livres de vasilhames que possam acumular água limpa ou suja e virar criadouro do Aedes aegypti. Outra preocupação é com os terrenos baldios, que por falta de limpeza acabam acumulando água da chuva e algum material que vire criadouro. A prefeitura faz a notificação, envia ao proprietário e se não for resolvido gera multa”, afirma.
Atualmente existem 45 armadilhas espalhadas pelos principais pontos da cidade e localidade de Rua Nova, Rio Novo e Lagoa de Fora. Outro fator de risco para que o mosquito da dengue se prolifere são os sofás velhos e materiais eletroeletrônicos, mas essa situação pode mudar a partir da criação de um Ecoponto na secretária de Obras. Para denuncia de possíveis focos - ligue: 48. 3583.0223 ou por e-mail - [email protected]
Como se prevenir
O Aedes Aegypti é um mosquito doméstico. Ele tem, em média, menos de 1 centímetro de tamanho, é escuro e com riscos brancos nas patas, cabeça e corpo. Com hábitos diurnos, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer, o inseto (apenas a fêmea) se alimenta basicamente de sangue humano. A reprodução acontece em água parada (limpa ou suja), onde os ovos são depositados.
Algumas medidas simples podem ajudar a prevenir a presença do Aedes, como:
- Tampar os tonéis e caixa d'água
- Manter as calhas sempre limpas
- Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo
- Manter lixeiras bem tampadas
- Deixar ralos limpos e com aplicação de tela.
- Limpar semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia
- Limpar com escova ou bucha os potes de água para animais
- Retirar água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa
Os principais sintomas da dengue são:
- Febre alta (maior que 38.5°C) de início abrupto e que dura entre 2 e 7 dias
- Dores musculares intensas
- Dor ao movimentar os olhos
- Mal-estar
- Falta de apetite
- Dor de cabeça
- Manchas vermelhas no corpo
- Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados. Devido a atual pandemia de covid-19, o diagnóstico da dengue deve ser ainda mais preciso, para não ser confundido com o coronavírus. Ou seja, precisamos estar atentos a essa doença já conhecida pela nossa população, mas que todos os anos mata um grande número de pessoas.