Que o Balneário Rincão mudou, é fato. Antes da entrega da primeira etapa do calçadão na Avenida Beira Mar - um quilômetro que estreou no veraneio passeio com estrondoso sucesso -, as luzes começam a dar vida ao balneário que, historicamente, notabilizou-se muito mais como um pacato espaço de descanso e veraneio e menos com a vibração de cidades que vivem com intensidade o período. O jovem município migrou da primeira para a segunda opção com agilidade e o dedo de um grupo.
Com seus primeiros 24 ativos participantes, o Voluntários para o Desenvolvimento do Balneário Rincão (VDBR) agitou o veraneio 2018-2019 esticando oito quilômetros de mangueiras com iluminação por casas da Beira Mar. "Queríamos começar com no máximo dois quilômetros, mas daí notamos que era possível mais. E pedíamos doações para apoiadores não em dinheiro, mas em mangueiras com lâmpadas. Funcionou e disparamos para oito quilômetros", lembra o voluntário Gilberto Taraskevicius.
Confira também - O voluntariado como fomento para o Balneário Rincão
Teve até luau na areia da praia organizado pelo grupo. E o engajamento em muitas casas. O ano não passou em branco, e a primavera foi incrementada para os rinconenses com o zelo da distribuição de itens simples, coloridos, bonitos e bem colocados decorando a Avenida Leoberto Leal e outros pontos. "Ficou bonito, né", orgulha-se Márcia Trevisol, outra atenta apoiadora do voluntariado que vem elevando a autoestima do Rincão.
Dessa vez, a iluminação da cidade foi multiplicada. "Serão mais de 15 quilômetros de mangueiras iluminadas nas casas", cita Taraskevicius, que hoje é um dentre mais de 130 voluntários, um salto substancial em relação ao início do VDBR no veraneio anterior. "Temos apoios de empresários para custear essas melhorias no Rincão. E por vezes nós mesmos tiramos do bolso. Ninguém aqui quer se promover, nosso objetivo é melhorar o nosso balneário", cita Márcia.
Nesse Natal, o grupo está encarnado do espírito da época. Além de decorar o Rincão com motivos que remetem à data - tem uma árvore de Natal de madeira com alguns presentes decorando um canteiro diante do estúdio da Rádio Som Maior na Beira Mar, por exemplo -, o o VDBR organizou um presépio vivo, estrelado pelos próprios voluntários, com extremo sucesso. E agora, com apoio do artista Edi Balod, preparam um tradicional Terno de Reis para 5 de janeiro, às 20h. "Vai ser bonito, vamos encenar da plataforma Norte até o calçadão", confirma a voluntária Francine Antunes.
Confira também - O sucesso é curtir o Papai Noel no Rincão
E dos voluntários apareceu até o Papai Noel. "É que montamos uma casinha para o bom velhinho, e precisava de um Noel. Eu me ofereci à vaga e estamos aqui, atendendo as pessoas, presenteando todos com muito carinho", afirma Taraskevicius, o Papai Noel do VDBR no Rincão.
As luzes de Natal foram reforçadas pela luminosidade do Container Food Park, que estreou oficialmente neste sábado no Rincão, oferecendo diversidade gastronõmica na Beira Mar.