Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

“O governo está tomando as decisões de forma correta”, diz pneumologista

Governador decretou situação emergencial em SC. Transportes coletivos serão suspensos por sete dias

Por Paulo Monteiro Criciúma - SC, 18/03/2020 - 07:53 Atualizado em 18/03/2020 - 09:05
Foto: arquivo / 4oito
Foto: arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, decretou na noite desta terça-feira, 17, situação de emergência em todo o estado. A circulação de ônibus municipais, intermunicipais e estaduais, assim como a abertura de shoppings e restaurantes, estão restritos. Apesar de duras, estas ações de prevenção ao coronavírus são extremamente necessárias, segundo afirma o médico pneumologista, Renato Matos.

Com o número de casos confirmados aumentando exponencialmente dia após dia, medidas efetivas como a tomada recentemente em Santa Catarina, se mostram ainda mais importantes. “Essas medidas que foram tomadas são completamente corretas, estamos vivendo uma situação muito excepcional”, disse o pneumologista.

Renato pontua duas ações importantes para que a contenção do coronavírus aconteça efetivamente no estado: o aumento do número de exames e a responsabilidade individual da população. “Se alguém está com sintomas gripais, dor de garganta e tosse, recomenda-se que fique em casa isolado, mas não se sabe se pode ser COVID-19 ou uma simples gripe. O cidadão não vai aguentar ficar isolado até uma confirmação”, afirmou o médico.

Mesmo com ações de prevenção importantes no âmbito nacional, estadual e municipal, as atitudes individuais são excepcionais para a efetividade da contenção. “Temos de ter a percepção de fazer a nossa parte. O governo está tomando as decisões de forma correta, mas não vai ter o impacto que deveria ter se as pessoas não aderirem pessoalmente”, concluiu.
 

Tags: coronavírus

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito