A série de lives do Criciúma Shopping tem trazido debates com profissionais sobre saúde e prevenção por meio da campanha “Previna com Amor”. Neste Novembro Azul, a última conversa será com a fisioterapeuta pélvica Juliana Leandro, que falará sobre “a atuação da fisioterapia pélvica na saúde do homem", a partir das 16h desta terça-feira (24), no Instagram @criciumashopping.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo que mais atinge os homens com mais de 50 anos, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). O tumor maligno acontece quando as glândulas abaixo da bexiga aumentam de tamanho. Mesmo após a cirurgia de prostatectomia e todo tratamento médico, alguns pacientes podem enfrentar incontinência urinária e outras disfunções. É aí que entra o papel do fisioterapeuta.
“A fisioterapia pélvica no tratamento das disfunções masculinas é de tamanha importância, porque a partir do momento que é interferido na estrutura da próstata, na musculatura, muitos pacientes podem ter disfunções miccionais, fecais, sexuais e principalmente a erétil”, explica Juliana.
No tratamento fisioterapêutico, a musculatura da próstata é trabalhada por meio de técnicas e exercícios para que as funções da pelve voltem a atuar normalmente. “Então é imprescindível que o paciente pós-operatório, um mês ou quarenta dias após a cirurgia, venha a começar a fisioterapia”, salienta.
Conscientização é o melhor caminho
Juliana é mais uma das profissionais de saúde que participam da campanha “Previna com Amor”, que ocorreu durante o Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul. A programação contou psicológicos, médicos de várias especialidades, fisioterapeuta, além de representantes do Centro Valorização da Vida (CVV) e da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Criciúma (RFCC).
Durante o mês de conscientização sobre a saúde masculina e câncer de próstata, o Novembro Azul, o Criciúma Shopping também recebeu o médico urologista Marcos Aurélio Antunes Machado e o psicólogo clínico e terapeuta sexual, Abel Dimer Reck.