Quem aguarda pelo sol, deve continuar esperando. "Nesta quinta, o tempo será encoberto, esquenta um pouco mais, vai a 28 graus. Chove à noite, chove na sexta o dia todo, inclusive essa chuva de quinta à noite para sexta, quanto mais para a divisa com o Rio Grande do Sul, Praia Grande, São João do Sul, mais volumosa", informou o climatologista Márcio Sônego em previsão no programa Ponto Final, na Rádio Som Maior.
"No sábado melhora um pouco, aparece sol mas ainda tem chuva fraca. Domingo tem pouco sol pela manhã mas ainda pode ter alguns pingos de chuva. Na segunda que vem tem alguma precipitação também", detalhou.
Um outono diferente
Sônego adverte para o cenário que o outono vem apresentando até aqui. "Na minha concepção o outono acalma os ventos, a chuva baixa de intensidade, as noites mais frias, as tardes ainda quentes, e no outono predomina o bom tempo, mas não é o que estamos vendo", observou. "A precipitação acumulada dos últimos trinta dias já chegou a 200mm na região de Criciúma, Araranguá, Urussanga e Tubarão", contabilizou.
"Em março chegou a 150mm de precipitação, em abril cai para 99mm, mas nesse mês também está chovendo bem, e o sol costuma aparecer bem, então o tempo não está típico para a região", completou.
Muito frio na Páscoa
O sol só deve aparecer com mais intensidade na região depois do dia 14. "Depois da quinta-feira, dia 14, é que aparece um pouco mais de sol. Ali na quinta começa a entrar um pouco de ar frio, já na Páscoa, daí a Páscoa terá dias com um pouco mais de sol e temperatura mais baixa", antecipou.
Sônego previu dificuldades para as lavouras da época. "Para quem tinha alguma colheita a fazer, o pessoal está na expectativa do feijão, apicultura também, para coletar mel dos eucaliptos, com o tempo encoberto a abelha trabalha pouco. Esse tempo nublado não ajuda muito", destacou. "O que ajuda é para as barragens, os cursos d´água, para ter umidade no solo. De maneira geral, pouco sol para os próximos dias", completou.
Também no fim de semana da Páscoa, Sônego sinaliza com temperaturas negativas para a região serrana. "Frio na Páscoa. Aqui na região de Criciúma pode cair para 10 graus na temporada. Na Serra, temperatura negativa até com formação de geada", finalizou.
Confira Márcio Sônego diariamente, na Rádio Som Maior, nos programas Adelor Lessa, às 7h, e Ponto Final, às 18h. Ouça a previsão do tempo no podcast: