Mais de 1,5 mil quilômetros de rodovias catarinenses passarão por restaurações e revitalizações. As obras fazem parte do programa Estrada Boa do Governo do Estado. O investimento ultrapassa R$ 2 bilhões. No Plenário desta sexta-feira (11), o secretário-adjunto de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), Ricardo Grando, deu detalhes sobre o plano.
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O projeto nasceu pelo Programa Santa Catarina Levada a Sério, em que o governador Jorginho Mello ouviu dos prefeitos as demandas de todas as regiões do Estado. "Das 38 obras listadas para a primeira fase, oito são do Sul - incluindo a Amrec, Amesc e Amurel. O Sul foi bastante prestigiado no contexto dessa primeira fase", destacou o secretário-adjunto.
Confira, abaixo, a lista das rodovias estaduais do Sul que serão beneficiadas com o Estrada Boa:
- Pavimentação da SC-108 - trecho Jacinto Machado - Praia Grande;
- Implantação e pavimentação SC-290 (Serra do Faxinal), trecho Praia Grande - Divisa SC/RS;
- Pavimentação SC-370 trecho: Urubici - Grão-Pará (Serra do Corvo Branco);
- Implantação e pavimentação do Anel Viário de Criciúma (Finalização do Segmento 3);
- Duplicação da Rodovia SC-108 - Trecho Urussanga - Criciúma e Contorno de Cocal do Sul;
- Duplicação da SC-445 - BR-101 - Içara - Criciúma - Lote 1;
- Implantação e Pavimentação da SC-442 no trecho compreendido entre Morro da Fumaça e Cocal do Sul;
- Implantação e Pavimentação da Rodovia SC-435 trecho: São Bonifácio - São Martinho (Pontes sobre o Rio Capivari I, Capivari II e Rio Sete);
- Pavimentação Asfáltica da Rodovia SC-437 entre Pescaria Brava até a divisa com Imaruí (Siqueiro);
- Implantação e Pavimentação da Rodovia SC-436 entre o Entroncamento com a SC-437 em Imaruí até o Santuário Sta Albertina em São Martinho;
- Implantação e Pavimentação da Rodovia SC-108 - Trecho: Anitápolis - Santa Rosa de Lima.
Além desse anúncio, outro fato importante desta semana foi a aprovação da Transferência Especial Voluntária (TEV), que prevê mais agilidade nos repasses de recursos do estado aos municípios. "Tenho certeza que boa parte do programa será bancado por ajustes técnicos nas obras contratadas. O que é inadmissível é uma estrada que possui tráfego pequeno seja aplicado um valor que não condiz com a demanda", salientou.