O Balneário Rincão conta com um grupo que tem atuado no desenvolvimento e crescimento da cidade. São pessoas sem remuneração que doam seu tempo para embelezar e ver a cidade cada vez melhor. O grupo de Voluntários do Balneário Rincão (VDBR) atua há praticamente dois anos em prol da cidade. Representantes do grupo estiveram participando do Som Maior Verão nesta terça-feira, 17.
A primeira ação que mostrou o grupo atuante na cidade foi no Natal de 2018, quando uma iniciativa iluminou as casas do Calçadão da praia. "Um projeto maravilhoso, realizado por muitas mãos", comenta a profesora Márcia Trevisol. "O grupo é um conceito. Uma nova visão de participaçao no município. Eu não estou só esperando pelo poder publico. Eu estou fazendo a minha parte e fomentando a cidade", completa.
O projeto é formado só por voluntários, contato com a ajuda dos próprios moradores do Rincão. "Como é um projeto que não envolve a prefeitura, nós não podemos cobrar deles, nós buscamos com a comunidade para ajudar e eles estão sendo bem solícitos", explica. "Eu chego a me emocionar de dias e noites trabalhando em prol da comunidade. Quero destacar que eu to muito feliz de participar desse grupo e que vamos sempre atuar mais", comenta Márcia.
Os voluntários atuam em todas as vertentes, como por exemplo Robert Ronsoni, que trabalha na área de cultural da cidade. Neste ano, o balneário conta com uma programação extensa de atividades no Natal. "Vamos fazer uma peça de teatro. Mas o tempo era meio apertado. Então surgiu a ideia do presépio vivo. Então eu busquei pessoas para dar certo. Aqui todo mundo dá um pouco de si", coloca.
Pelo segundo Natal consecutivo, o Balneário Rincão trabalha com a Casa do Papai Noel no Calçadão da cidade. A casa é cedida voluntariamente e Gilberto Taraskevicius é o responsável pelo personagem que mais representa o Natal. "Queremos trazer um pouco de alegria e inovação dentro do grupo de voluntários, trazendo um pouco de magia e fantasia por meio da figura do Papai Noel", disse ele, que encarna o personagem.
O fomento à cultura também é algo observado pelos voluntários. Durante a primavera já realizaram ações para embelezar a cidade. Com a ajuda do artista Edi Balod, no dia 5 de janeiro às 20h, terá o Terno de Reis. "Vai ser um evento muito bonito. Vamos sair da Plataforma Norte e vamos até o Calçadão", comenta a voluntária Francine Antunes.
No dia 20 de dezembro, um comboio multiinstitucional irá realizar, em parceria com a Cruz Vermelha, irá realizar uma entrega de presentes para seis comunidades carentes do Balneário.