Após anos de anseio por parte da população e da classe empreendedora e acadêmica, o Centro de Inovação de Criciúma finalmente começou a sair do papel em 2020. Ainda no início de dezembro, o governador Carlos Moisés assinou o repasse do Governo de Santa Catarina para a contratação da empresa responsável, e as obras do centro deverão começar em fevereiro de 2021.
“Conseguimos validar o edital nos últimos dias, e hoje estaremos publicando um comunicado de licitação. Após essa etapa, passaremos por um período de licitação que deve demorar de 30 a 45 dias e, depois disso, estaremos aptos para iniciar as obras”, reforçou o presidente do Comitê de Implantação do Centro de Inovação de Criciúma, Valmir Cabral.
Com o edital publicado, as empresas interessadas começarão a fazer as suas propostas, apresentando uma série de documentos que comprovem a capacidade técnica de realizar essa obra juntamente com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina. As empresas deverão, ainda, apresentar documentos que comprovem a sua lisura.
O Centro de Inovação do município ficará instalado no antigo prédio do Complexo Educacional Nereu Guidi, e contará com mais de 6 mil metros quadrados de obras. O prazo para entrega do projeto é de 18 meses, e o orçamento repassado pelo Governo do Estado é de R$ 7 milhões.
“Entendemos que o orçamento é suficiente sim para a execução da obra. Todas as propostas encaminhadas pelas empresas deverão estar dentro desse escopo, considerando a natureza do projeto. Sobre o prazo de duração da obra, entendemos que será cerca de 12 meses para a execução da obra em si e 6 meses para a documentação legal necessária para o empreendimento”, pontuou Valmir.
O Comitê de Implantação, inclusive, recebeu recentemente a apresentação da marca do Centro de Inovação de Criciúma. A marca será apresentada para toda a comunidade já no início de 2021, com um nome, redes sociais e todo um escopo que dará base para o futuro funcionamento do empreendimento.