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Obras do lado gaúcho da BR-285 podem começar ainda neste ano

No início de dezembro ficará conhecida a empresa responsável pela execução da obra e, na melhor das hipóteses, iniciar a obra ainda neste ano

Por Vitor Netto Criciúma - SC, 22/11/2020 - 13:06
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

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Mais um avanço para a conclusão da pavimentação da BR-285 ocorreu na quinta-feira, 19, quando o presidente Jair Bolsonaro sancionou as leis 14.102 e 14.103 que abrem créditos suplementares para as obras no trecho do Rio Grande do Sul, sequência da rodovia que encontra-se em obras na Serra da Rocinha, em Timbé do Sul. A partir de agora, já no início do mês de dezembro deve ser conhecida a empresa responsável pela execução do empreendimento e ainda neste ano iniciar as obras. 

O lado catarinense já conta com a verba para a pavimentação e as obras estão sendo realizadas, contudo o lado gaúcho ainda falta pouco mais de 8 quilômetros de chão batido. Nesta semana, o crédito liberado pelo governo federal totaliza um montante de R$ 12 milhões para a execução da obra. 

Confira também:
R$ 12 milhões liberados para o trecho gaúcho da BR-285

Conforme o deputado Ronaldo Santini (PTB-RS), presidente da Frente Parlamentar Mista pela conclusão da BR-285 no Rio Grande do Sul, a ideia é de que ainda neste ano ou no início de 2021 iniciem as obras. “Isso é fruto daquele projeto PLL que aprovamos há poucos dias e já foi lançado a licitação para a habilitação das empresas que querem fazer as obras e agora no dia 3 de dezembro devemos conhecer a empresa que fará a obras. Caso não ocorra nenhum problema com a licitação, no dia 3 de dezembro já está autorizada para apresentar o projeto e quem sabe começar as obras neste ano ainda ou no início do ano que vem”, ao programa Ponto Final da Rádio Som Maior na sexta-feira, 20. 

Trecho de 8 quilômetros 

O trecho de difícil trafegabilidade liga a Serra da Rocinha, que inicia em Timbé do Sul (SC), a cidade de São José dos Ausentes (RS). “É um pedacinho de chão que esbarrou por muito anos em questões ambiental e acabou atrasando a obra. A ideia é de que quando iniciamos as obras era de que os lados gaúcho e catarinense caminhassem juntos, só que o lado gaúcho ficou amarrado com essas questões e o lado catarinense se mobilizou”, explicou. 

Conforme o deputado, quando a obra ficar pronta, a expectativa é de que seja um importante trecho para o desenvolvmento do turismo da região. 
 

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