2021 promete ser um ano importante no que diz respeito a obras de expressão para a região sul de Santa Catarina. Somente em Criciúma, duas movimentações específicas já estão no radar do Governo do Estado, assim como pavimentações importantes no extremo sul catarinense.
A Rodovia Jorge Lacerda é um dos principais acessos de Criciúma e sua revitalização é uma demanda antiga por parte da população. “Tivemos um imbróglio jurídico que demorou mais de quatro meses, mas conseguimos fazer. O que estamos fazendo agora, desde a parte de mobilização, é o levantamento para adequações em execução de alguns acessos que, por ventura, não estavam contemplados no projeto”, destacou o secretário de Infraestrutura do Estado, Tiago Vieira.
Tiago determinou ao engenheiro fiscal que adequações fossem feitas nos acessos ao longo do trecho da rodovia, no sentido de que não restassem dúvidas quanto a execução de faixas e acessos para comunidades, justamente para garantir segurança para quem dirige e vive no local.
A pavimentação da Serra do Faxinal, na divisa entre o município catarinense Praia Grande e o gaúcho Cambará do Sul, é outra reivindicação importante da região sul. A conclusão das obras no trecho deve ajudar a impulsionar ainda mais o turismo na região, por conta das diversas belezas naturais.
“Estamos em fase de licitação da retomada da obra. A Serra do Faxinal, aqueles trechos que estavam pendentes em que a empresa havia abandonado a obra, em razão de problemas ambientais e prejuízos por paralisação, serão retomados. E teremos um novo anúncio agora de trechos importantes, como a pavimentação de Jacinto Machado até Praia Grande, para fazer essa conexão da região com a Serra e fomentar ainda mais o turismo na região, gerando econômica, renda e melhorando a qualidade de vida das pessoas”, disse.
Em Criciúma, a conclusão das obras do Anel Viário e a definição de responsabilidade da iluminação da Via Rápida também são fatores que estão correndo pela Secretaria de Infraestrutura. Segundo Tiago, a retomada e finalização das obras do Anel devem acontecer ainda em 2021. Já a Via Rápida já conta com todo o processo de licitação concluído.