Policiais rodoviários federais realizaram ontem, na BR 101 em Tubarão, a “Operação Bienvenidos”. O objetivo foi fiscalizar motoristas e veículos estrangeiros, que nesta época circulam em grande número pela região. Foram fiscalizados 40 veículos, sendo que seis estavam com multas vencidas. Foram lavrados 11 autos de infração.
As principais irregularidades encontradas foram a falta do seguro “Carta Verde” (obrigatório para viagens no Mercosul), excesso de passageiros, não uso do cinto de segurança e crianças sem cadeirinha. Veículos flagrados com multas já vencidas foram retidos até o pagamento em agência bancária. Foi isso que aconteceu com um ônibus de passageiros, que tinha três multas vencidas de 2018.
Além disso, os agentes flagraram um automóvel argentino de propriedade de um brasileiro, que mora em Uruguaiana. Ele apresentou identidade e habilitação argentina. Posteriormente, apresentou identidade brasileira e afirmou possuir atividade comercial no Brasil, ou seja, ele não ingressou no Brasil na condição de turista e por isso não tem direito a circular com carro estrangeiro no país.
Ainda que ele tenha residência também na Argentina, ele continua residindo e possui atividade econômica no Brasil, o que o impede de circular com veículo estrangeiro. O veículo foi retido e entregue à Receita Federal por descaminho (crime tributário).