O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) realizou na manhã desta quinta-feira, 17, uma megaoperação na Prefeitura de Jaguaruna e em outros municípios do sul de Santa Catarina. Ao todo, sete agentes públicos de Jaguaruna foram afastados por conta da operação.
Foram 38 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina e cumpridos pelo GAECO em Jaguaruna, Treze de Maio, Tubarão, Laguna, Florianópolis, Imbituba e Sangão.
Documentos, anotações manuscritas, cópias de processos licitatórios, dispositivos eletrônicos, cheques e aproximadamente R$ 125 mil em espécie foram apreendidos durante as ações.
O afastamento dos sete agentes públicos se deu como medida cautelar para evitar práticas criminosas. Foi decretada ainda a indisponibilidade de bens dos investigados, para garantir o ressarcimento ao erário e, também, assegurar o pagamento de eventual pena pecuniária.
Segundo informações do MPSC, a operação foi resultado de mais de 20 meses de investigação, que apura a prática reiterada de crimes de organização criminosa, de peculato, corrupção ativa e passiva e fraudes a licitações por agentes públicos do Município de Jaguaruna e agentes privados.